O Candomblé é a Religião da Natureza! Mas Nós Sabemos Preservá-la?
Podemos afirmar que o Candomblé é uma religião que cultua a natureza, sendo que os nossos Òrìsàs possuem o domínio sobre cada elemento: água, terra, ar, fogo, etc.
Nossos cânticos evocam os poderes das águas dos rios, lagos, poços e oceanos.
Nós reverenciamos a chuva, tão sagrada e especial.
Os Òrìsàs se comunicam por meio do brilho do raio, pelo som que brada do trovão.
Òsùmàrè desenha o céu com as cores do arco-íris.
Òsanyìn está vivo em cada planta, desde a mais singela à mais frondosa, onde habita Iroko Oluwere Baba Igi.
Obaluwaiye está vivo no redemoinho, na sagrada terra em que os grãos de Òrìsà Oko se multiplicam, enfim, os Òrìsàs e a natureza se misturam, se confundem, se completam.
Mas, apesar de tudo isso, estamos sabendo como preservar essa natureza tão rica e essencial para a sobrevivência da nossa religião?
No último mês, quando da realização de uma obrigação em uma cachoeira, nosso querido Pai Pecê, ficou assustado e muito decepcionado com a quantidade de materiais que agridem de forma brutal a natureza, depositados naquele local, como se fosse uma espécie de lixão.
Naquele espaço, que temos como sagrado, onde a natureza deveria ser ovacionada pelo nosso povo, encontravam-se centenas de garrafas, plásticos, restos de velas e muitos, muitos alguidares, sendo que grande parte já quebrados.
Em verdade, a cena remetia-nos as imagens de um filme de terror ou de um filme futurista, no qual o único sinal de natureza é a existência de antigas fotos em museus, para que as crianças tenham ideia de um mundo já inexistente.
Sequer era possível apreciar o espelho d'água, que insistentemente tentava burlar as barreiras criadas pelo lixo acumulado.
Somos Àbòrìsà (adoradores de Òrìsà), por consequência, adoradores da natureza, dessa forma, é inadmissível imaginar que alguém que adora e venera a natureza, possa igualmente agredi-la de forma tão agressiva.
É muito importante conscientizarmo-nos de que:
Alguidar não é oferenda!
Garrafa não é oferenda!
Plástico não é oferenda!
Existem centenas de alternativas sustentáveis que podem e, principalmente, devem ser utilizadas pelo nosso povo.
O antigo provérbio yorùbá já diz: Sem folhas, não há Òrìsà.
As folhas são excelentes alternativas aos alguidares.
Quando for à natureza, realizar qualquer tipo de oferenda, ao invés de utilizar alguidares ou terrinas de louça, utilize Ewé Lará (Folhas de Mamona) ou Ewé Agba-o (Folhas de Embaúba).
Líquidos podem ser colocados em Ado (pequenas cabaças), ao invés de garrafas ou copos de vidro/plástico.
Dessa forma, você estará contribuindo para a preservação de um bem excessivamente precioso para a nossa religião.
Tanto as folhas (mamona e embaúba) como as pequenas cabaças, são elementos que se decompõem de forma muito breve, não trazendo dano algum à natureza, muito pelo contrário.
Além disso, não causam riscos às pessoas, como os pedaços de vidros e louças que podem causar ferimentos.
Em uma mata que há tempos não recebe a água das chuvas, uma vela pode causar incêndios. Por isso, é essencial que, a utilização de velas seja restrita ao espaço físico dos Terreiros.
Nós somos os verdadeiros guardiões da natureza, por isso, devemos pensar e agir como tal.
Faça a sua parte, conscientize os seus filhos, netos e amigos da religião, para que protejam a nossa natureza.
Se você for à mata, rio ou cachoeiras e deparar-se com materiais que degradam os nossos espaços sagrados retire-os jogando-os no lixo.
Em breve, nós do Terreiro de Òsùmàrè, vamos nos reunir para retirar o lixo de um importante espaço sagrado de Salvador (vamos comunicar com antecedência para que todos também possam participar), mas essa iniciativa deve ser multiplicada.
Reúna a sua comunidade, escolha uma mata, um rio, uma cachoeira e recolha os materiais como garrafas, plásticos e alguidares.
Convoque as pessoas por meio das redes sociais e contribua para a preservação e edificação da magnifica religião dos Òrìsàs.
Registre a iniciativa por meio de fotos e nos encaminhe para que possamos divulga-las.
Não se esqueça, cada um de nós possui um importante papal na sociedade!
Que Òsùmàrè, o Pai da nossa Comunidade, cubra cada um com bênçãos e felicidades!
Terreiro de Òsùmàrè
FONTE:http://www.casadeoxumare.com/blog/item/172-o-candomble-e-a-religiao-da-natureza-mas-nos-sabemos-preserva-la
Nenhum comentário:
Postar um comentário