O culto a Oro é um dos mais antigos cultos aos antepassados.
Representa a coletividade dos ancestrais masculinos, o que o difere da Sociedade Egungun, a qual cultua os ancestrais masculinos individualizados.
Nesse Culto está o mistério da transformação… do ser humano, em um ser do mundo espiritual.
Cultuar antepassados permite reencontrar as origens, conhecer e cuidar dos mitos e da história.
A Sociedade Oro é considerada pelos yorubas a mais poderosa. Entre os Oyo e os Egba (Abeokuta) seu poder supera as exigênciaas religiosas. Oro tem o direito de vigiar se os governantes respeitam os preceitos espirituais.
Baba Oro
Oro representa o poder executivo.
Em tempos remotos, os condenados pela sociedade eram oferecidos a Oro.
No entanto, Oro tem também outras funções, como por exemplo: assegurar que as almas dos mortos cheguem com segurança ao mundo espiritual.
O culto de Oro passou para os homens, quando Olodumare criou Odu ( a primeira mulher) e lhe deu todos os poderes para ter uma vida bem sucedida.
Mas Odu abusou do seu poder: todas as pessoas que olhavam para ela, ficavam com problemas na vistas, ou perdiam totalmente a visão.
Orunmila consultou Ifa para Obatala, e lhe disse que fosse para casa de Odu viver com ela, e ver o que ela estava fazendo.
Obatala então, ofereceu os sacrfícios apropriados para apaziguar Odu, e assim pode conhecer todos os seus segredos, incluido os segredos de Oro e Egungun.
Daí então, as sociedades Oro e Egungun passaram a ser comandadas por homens.
No entanto, Odu pediu respeito e bondadde para com as mulheres, as quais continuaram com o poder de gerarem a vida: o direito de continuarem sendo mães.
Caso contrário, não mais haveria nascimentos e a vida se extinguiria.
Baba Oro: Divindade do Awo(segredo), do misterio, do encanto…
Oro reproduz a voz dos mortos.
Por imposição de Obatala, Oro mora no interior da floresta (Igbo Oro).
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