CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Sindipetro-NF realiza exposição de arte africana para marcar passagem do Dia da Consciência Negra



05/11/2012
Escrito por: Sindipetro-NF
As comemorações pela passagem do Dia da Consciência Negra – 20 de novembro promovidas pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense chegam ao seu nono ano. Esse ano a abertura começa no dia 12 de novembro, com um show popular às 19h na Praça Veríssimo de Mello, em Macaé com o grupo Makala Música e Dança, que faz parte do projeto AfroRegggae. O Makala é um grupo composto por 20 jovens da comunidade de Vigário Geral, percussionistas e dançarinos que apresentam um espetáculo de dança afro-brasileira e contemporânea.

Uma novidade esse ano é a exposição de arte africana do Museu Odé Gbomi intitulada “Mulheres Negras que contribuíram para a construção do nosso país”, composta de 150 peças, entre elas totens, máscaras, instrumentos musicais, tecidos ferramentas e joalheria africana. A exposição será realizada no hall cultural do Sindipetro-NF e estará aberta do dia 13 ao dia 30 de novembro das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30.

O Museu Odé Gbomi, criado em 2008, possui uma coleção de cerca de 250 peças da cultura yorubá que mostram o que existe de africano no Brasil e conta uma parte da história da África ainda pouco conhecida da população. Seu objetivo é levar à reflexão sobre a discriminação racial e a diversidade étnica existente.

A abertura da exposição acontece no Sindipetro-NF no dia 13, mesma data e local do lançamento da cartilha sobre Igualdade Racial, desenvolvida por Marcelo Dias e lançada pela OAB/RJ. A cartilha traz informações históricas sobre a luta do povo negro desde que os primeiros escravos aportaram ao Brasil, ainda no século XVI, e sobre o combate ao racismo ao longo dos tempos. O evento começa às 18h.

A programação inclui ainda exibição do filme “Besouro” na Praça Veríssimo de Mello em Macaé. Para a cidade de Campos, o Sindipetro-NF está organizando um Seminário sobre a Lei 10639 que trata do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas e faculdades; oficinas de artesanato e da história do Jongo e show com Lene Moraes. Veja a programação completa abaixo:

MACAÉ
DIA 12/11
19h – SHOW MAKALA MÚSICA E DANÇA (AFROREGGAE)
PRAÇA VERÍSSIMO DE MELLO - ENTRADA FRANCA

DIA 13/11
18h - ABERTURA DA EXPOSIÇÃO DO MUSEU AFRO ODE GBOMI “MULHERES NEGRAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A CONSTRUÇÃO DO NOSSO PAÍS”  +  LANÇAMENTO DA CARTILHA “DIREITO  AFRO-BRASILEIRO DA COMISSÃO DE  IGUALDADE RACIAL DA OAB/RJ”
SEDE SINDIPETRO-NF , ENTRADA FRANCA

DIA 27/11
19h - EXIBIÇÃO DO FILME “BESOURO”
PRAÇA VERÍSSIMO DE MELO - ENTRADA FRANCA
CAMPOS DOS GOYTACAZES

DIA 21/11
18h - SEMINÁRIO - LEI 10.639 com LUCIANA CAVALCANTI, ANTÔNIO MONTENEGRO e CONCEIÇÃO DE MARIA
SEDE SINDIPETRO-NF , ENTRADA FRANCA

DIA 28/11
9h - OFICINA DE ARTESANATO COM LÚCIA TALABI E EXIBIÇÃO DE FILME
SEDE SINDIPETRO-NF, ENTRADA FRANCA

DIA 29/11
16h - OFICINA “HISTÓRIA DO JONGO”
SEDE SINDIPETRO-NF , ENTRADA FRANCA

DIA 30/11
9h - VISITA À BARRINHA
20h - SHOW DE LENE MORAES
SEDE SINDIPETRO-NF, ENTRADA FRANCA


Nenhum comentário:

Postar um comentário