CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Candomblé e as crianças


Nossa religião há séculos vem nos mostrando sua riqueza, sua força, resistindo bravamente a todos os preconceitos e intolerâncias que lhe são atribuídas, e através dos tempos, o candomblé vem sendo perpetuado pelo amor e resistência de seus adeptos.

Mas como investir no futuro do Candomblé, para que seja a fonte de importantes ensinamentos que é hoje.

Investindo nas crianças de hoje.

Mostrando a elas a beleza de nossa cultura secular.


Mas como ensinar a crianças uma cultura tradicionalista, na era da internet, da vasta comunicação?

Mostrando-lhes que os Inkinses, Orixás, Encantadaos, estão presentes no nosso dia-a-dia; ensinando-lhes que no interior das matas, pode-se encontrar Oxossi; que Yemanjá é a Deusa das águas e que a beleza das ondas das praias provém dela;mostrando que os trovões não são para serem temidos, pois é Xangô que está se fazendo presente; mostrando que um belo arco-íris é a bênção de Angorô para a nossa terra e assim por diante.


Ensinar-lhes que a hierarquia não é tirana, e sim uma forma de aprendizagem, que levamos para nossa vida em forma de respeito ao próximo.

A riqueza do Candomblé deve ser passada com amor, carinho às nossas crianças, que todos nós sabemos, são o futuro da nossa nação!

Cabe a nós, candomblecistas, que lutamos tão arduamente para que nossa tradição fosse preservada e principalmente respeitada, plantarmos e cultivarmos esta pequena semente, que sendo cultivada coma mor, carinho e atenção, tende a se tornar uma grande árvore frutífera, cujos frutos serão colhidos por nossos descendentes, que certamente envergarão a nobreza dos ensinamentos Candomblé, assim perpetuando nossa religião que nos é tão querida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário