CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

quinta-feira, 5 de maio de 2011

* Homem pode ou não cultuar Ìyámi Òsòròngà ?



Homem pode ou não cultuar Ìyámi Òsòròngà ?

Sempre soube que homem não pode cultuar Iyami..., porém como hj o culto está mais acessível, já ouvi dizer de homens que estão tratando de Iyá.

Sinceramente, acho q muito pouco se sabe sobre o culto dessa energia e seria desastroso mexer com uma força que não tivéssemos como controlar. Outra coisa que ando vendo é que existem alguns cursos e apostilas que estão dando Iyami para as pessoas...Pegam uma cabaça, colocam meia dúzia de coisas dentro, matam uma galinha e dizem que é Iyami. Não acredito que uma força tão grandiosa e complexa seja acomodada dessa forma tão simplória, se até com nossos Orisá que já temos um certo conhecimento devemos ter cuidado ao trata-los, imagine com o que mal conhecemos.


A questão de homem cultuar ou não Iyami, acredito que dentro dos signos de Ifá exista essa resposta, muito embora eu saiba que nos barcos de Ifá em determinadas cerimônias as vísceras dos animais oferecidos são preparadas e entregues as Iyami Agba somente pelas Apetebi e nunca pelos Babalawo.


Primeiramente gostaria de agradecer a sua opinião. Concordo plenamente com seu ponto de vista em relação a falta de conhecimentos do culto a Ìyámi, e aquele que tente manipula-lo sem o devido conhecimento, esta suscetível ao perigo, pois trata de um poder sem precedentes. Quanto as apostilas e cursos, como sempre digo, “devemos ser muito cautelosos quanto suas fontes”. Em questão da cabaça, digo um dito popular “ouviram o galo cantar, mas não sabem aonde”. Porque ? Explico-lhes:




A cabaça da qual muitos, supostamente preparam, é simplesmente um complemento de Ìyámi, que deverá ser dependurada no galho mais alto da árvore, onde está “acomodado” ou “plantado” o segredo desta Divindade. O tronco desta árvore esta enfeitado com laços vermelhos, em algumas épocas com laços vermelhos e amarelos e em outras com laços preto, vermelho e branco. Na base do tronco está um quartilhão de três alças, um pote de barro com alças e uma panela de barro. Mas o principal, a verdadeira essência o àse esta enterrado entre as raízes da árvore.


Não somente no culto de Ifá mas também no culto aos Òrìsà, somente as mulheres tem permissão para ofertar as vísceras dos animais ou mesmo o nyanle.
Ìyámi disse aos Homens: “Se não me conhece não queiras me conhecer”




































Um comentário:

  1. Eu sempre soube das limitações que os homens tem neste culto assim como as mulheres tem suas limitações no culto de Baba Egun. As coisas não se misturam temos que saber respeitar os limites.

    ResponderExcluir