CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

terça-feira, 6 de junho de 2017

JUNHO O MÊS DE XANGÔ NA CASA DE YEMANJÁ: AGANJÚ !




Aganju é o Orisá da terra inculta, Senhor do Vulcão, o Senhor das Cavernas, pertence a familia de Sàngó. 

Aganju é um doador de força e da saúde.

É o transportador da carga (os ombros e as costas pertencem a Aganju) é o defensor dos menos favorecidos, oprimidos e escravizados.

Orisa, de uma força de vida que supera os obstáculos e faz o impossível acontecer.

Aganju fornece acesso ao reino do desconhecido, as profundezas do qual o mundo foi e é criado, (Okun, “A obscuridade”, o reino de Olokun).

Aganju é o governante que proporciona acesso a todas as áreas inexploradas, inacessiveis, que proporciona acesso a climas hostis e potencialmente hostil à existência humana deserto, floresta, Ártico, Antártico, a altura das montanhas, grutas, cavernas, abismos,minas, tem grande relacionamento com Orisá Oke. 

Aganju pode ser traduzido como: Agan = estéril, ju = deserto, ou mais precisamente como: local desconhecido, inexplorado, desabitado.

Aganju se encontra nas profundezas do oceano, nas profundezas do espaço, na energia que não foi explorada, na compreensão da mente e da emoção.

Aganju é o guardião o canal através do qual profundidades inexplicáveis das emoções humanas que são vividas e expressas, (boca e garganta são Aganju).

Obscuro, intestino com distúrbio doloroso, absurdo e irracional, medos paralisantes são do âmbito de Aganju, é através de Aganju que aprendemos a suprir nossos medos.

Aganju teve uma estreita relação com Osun.

Eles estão ligados de diversos modos:

Pela emoção Aganju é a profundidade da emoção em estado bruto, encarnação grosseiro, rude.

Enquanto Osun é a profundidade da emoção em sua comovente, doce ou amargo doce da encarnação.

Aganju explora, supera e vence o rio acima, Osun promove o comércio e as relações sociais, pelos mesmos meios.

Aganju supera barreiras e obstáculos para ver o que está do outro lado. Osun planta a cultura e traz à luz da civilização.

Aganju é o proprietário do rio. E o deu para Osun. Houve um tempo em que Osun não tinha lugar para viver e nenhum outro Orisa lhe ajudou.

Aganju viu que Osun necessitava de ajuda então ele deu o rio a ela como lar.

Aganju é a abertura a novas possibilidades inexploradas, inesperado. Aganju é a abertura do todas as riquezas do mundo as riquezas minerais de minas terrestres e a mineração de todos os tipos pertencem a Aganju (porem é através da tecnologia de Ogun que a humanidade pode acessá-la e buscá-la).

Aganju é o desafio, a luta de impedir, e desejo que leva para superá-los é primordial e não, o homem do fogo de todos os tipos, o Sol e outras estrelas e cometas.

Um dos nomes do louvor a Aganju é Irawo, que pode ser traduzido como estrela.

O fogo nas entranhas da terra, Vulcões (Oke onine, Montanhas de Fogo) é um símbolo importante de Aganju.



Nenhum comentário:

Postar um comentário