CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

terça-feira, 6 de junho de 2017

JUNHO O MÊS DE XANGÔ NA CASA DE YEMANJÁ: OYÁ !!!



Oya

Divindade dos ventos, ciclones, tufões, vendavais, rainha guerreira e poderosa que enfrenta qualquer obstáculo.

Foi umas das mulheres importantes de Sàngó, que ia com ele para as lutas. 

Rainha dos ventos, do amor forte, e do ato impensado, sua cor é o vermelho. Herdeira do território de Ira  assumiu a liderança de seu povo, (Onira) em um período de muitas guerras e grandes dificuldades.

Oya foi orientada por seus conselheiros a unir-se ao seu povo, o grande exercito de OYO.

Já na audiência com o rei surge uma forte atração de ambos que movidos por uma intensa paixão unem se em matrimonio. Durante o relacionamento dos dois, a grande rainha teria tido alguns problemas para engravidar e que até teria tido a perda de alguns filhos, porém ficou gravida e por uma razão que não vem ao caso agora teria enviado seus filhos para serem criados longe do reino de OYO.

Em meio a conflitos, conspirações e golpes políticos o soberano Sangó é destronado e foge com Oya e alguns seguidores, chegando a Koso. 
Oya desesperada após o sumiço de seu grande amor, segue a fuga para a cidade de Ira e some também, dando origem assim ao culto.

Com esse relato simples e de fácil assimilação simplificamos a complexidade do que é descrever uma mulher fiel e apaixonada por seu marido e infinitamente dedicada ao seu rei.

Os sentimentos descritos acima determinam um comportamento extremista e agressivo para manter um compromisso, se é que podemos definir as descendentes de Oya por um arquétipo seria o da mulher confiável e dedicada a seu marido e aos seus filhos.

Para Oya a traição é impossível e a falta a um compromisso se iguala a morte, descrever Oya é descrever a fidelidade eterna.

Oya é um orisá ligado à cor vermelha, representada pelo osun (pó vermelho), em seu assentamento encontramos chifres de búfalos, etc. 

Esses relatos podem ser encontrados no odu Osa Owonrin e Okanran Meji, entre outros.

Oyá n’ilé, Oyá l’óko
Obinrin wó, bi ojo rò
Obinrin kátàkiti bii ji
A ji fà ‘ji
A ji rin l’ójò
Bèni o, Oyá nlá
Hépàripà Oyá o, he-hé-hé
Ajagajigi eégún inú afè´fé
Ajagajigi eégún ini Iná
Ajagajigi eégún inú ‘ji
Ajagajigi òòsà
Ti nba ni já lái y’owó
Ajagajigi òòsà ...




Nenhum comentário:

Postar um comentário