CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

POLITEISMO e MONOTEISMO


A gente pode voltar a essa discussão depois, mas, esta é uma discussão um pouco complicada porque é muito poluída por preconceitos.

Em termos de definição para uma religião ser politeísta não importa a quantidade de divindade e sim a qualidade delas e de sua relação. 

Em uma religião politeísta não existe uma divindade superior as demais, todas tem o mesmo poder e não existe assim uma força reguladora do conjunto.

O Candomblé, como outras, não é politeísta porque existe uma relação bem cara de hierarquia entre Olódùmarè e as demais divindades. 

Assim possuir divindades, originais ou divinizadas não transforma uma religião em politeísta, senão, o catolicismo com seus santos e sua trindade também o seriam, mas ninguém ousa fazer isso.

Em função de preconceito, conforme eu já me expliquei anteriormente, as religiões abramicas tem esse interesse histórico em diminuir e marginalizar as demais religiões, conforme eu disse todas denominadas pagãs. 

Assim eles de forma ignorante simplificam essa discussão a um modelo muito simplista do que é ou não monoteísta ou politeísta baseado no modelo de referência deles, que está longe de ser consistente e conceitualmente correto. 

Assim o preconceito domina essa a conversa toda a ponto de as pessoas que não gostam da abordagem cristã procuram sem saber porque dizer que não fazem parte de uma religião monoteísta, como se isso fosse um problema ou solução. 

As cristã que querem dar prosseguimento ao preconceito histórico contra as outras correntes religiosas chamam as demais de politeísta como se isso fosse correto ou mesmo uma ofensa. 

A maior parte do ignorantes assim prefere aceitar duas definições carregadas de preconceito e ignorância que é chamar a sua religião de seita e dizer que é politeísta.

Para os cristãos, seita é uma coisa menor um pedaço da religião verdadeira, e isto está correto uma vez que o termo nasceu do judaísmo onde as seitas são tradições que divergem da interpretação tradicional das suas escrituras e politeísmo remete ao velho testamento, quando os próprios judeus adoravam Deuses zoomórficos, na forma de animais como o carneiro. 

Isso para eles era um episódio negro e assim poiteísmo é um pejorativo.

Pessoas que pertencem a uma outra religião devem primeiro se informar para poderem primeiro entenderem a si mesmo e também poderem discutir com elementos de outras religiões, ao invés de aceitarem tacitamente rótulos inadequados, seja pelo aspecto que é um uso inadequado de conhecimento seja porque a finalidade é de fato ofender. 

Assim temos uma dupla ignorância.

FONTE: http://blog.orunmila-ifa.com.br/2012/08/serao-os-orixa-orisa-elementos-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário