CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Função - Hora de Arrumar as Malas!


Função - Hora de Arrumar as Malas!



Salve Salve! Estão todos mais que convidados para a Festa de Olubajé na Casa do Pai Toninho de Xangô (Barra-Funda/SP) que será no dia 1 de agosto as 18h. Mas para nós que somos filhos, a festa começa bem antes. A partir desta quinta feira, estaremos todos para a função de santo, que inclui: ebós, bory e etc. Como todos sabem uma casa grande sempre tem pessoas entrando para fazer algo, então a função começa bem antes.

Toda vez que tem função em casa, lá vem a preocupação: "O que devo levar?". Baseando-se na minha pouca experiência...rsrs...Vou deixar aqui dicas para você que fica perdidinho na hora de pegar o caminho da roça, literalmente...só que a roça de santo:

1º Coisa é que, você tem que ter uma mala legal, aí de 60cm a 90cm. Se não tiver arruma uma sacola grande, nada de levar na sacolinha do mercadinho ein!.

 Você deve se informar sobre a quantidade de dias que ficará na casa de santo.

 Para cada dia separe uma roupa de ração e uma roupa de dormir, no caso de mulheres a saia e o pano da costa são coisas que podem ser repetidas se não estiverem sujas.

 Eu sempre levo, duas roupas intimas para cada dia, melhor sobrar que faltar

 Produtos de higiene pessoal é uma outra coisa que pouca gente leva: Shampoo, desodorante (Pelo amor de Deus!), se for homem o barbeador, além de pente e se possível seu próprio papel higiênico...Não ria, ele é sim necessário! Mulheres por favor: Levem o absorvente!.

 Leve cobertor, lençol e seu travesseiro, você acha que na hora da função alguém da casa vai parar tudo para te dá? Ninguém é obrigado né?!

 Em algumas casas de santo, temos bastantes colchonetes, porém não é regra, então se informe também se tem lugar para você dormir, senão, leve seu couxão, principalmente se você vai de carro, assim os colchões da casa podem ser usados pelos irmãos que vão de condução.

 Fios de conta, contra-eguns e mokan, não podem ser esquecidos!!! Essa coisa de "Ah esqueci", não cola. Tire 5 minutos e planeje o que tem que ser levado.

 Todas roupas já devem estar lavadas e passadas. Nada de ficar pendurado do ferro de passar do Pai ou da Mãe...

10º Se possível coloque um cadeado na sua mala... Porquê? Horas a casa de santo não é o orún, lá tem gente de todo o tipo, e mesmo sendo do candomblé, não somos videntes e é aquela velha frase "Quem vê cara não vê coração"...Pelo sim e pelo não...Tranque sua mala...

11º A roupa do candomblé, deve ser colocada sempre por cima da sua mala, para que evite amassar ou coisa parecida.

12º Roupa de frio. Mesmo no calor nunca se sabe quando haverá mudança de tempo.

13º Remédio. São sempre precisos: Os de dores musculares (Por que será?!), de dor de cabeça e os de gripe. Não vamos dá mole para qualquer uma dessas coisas, um comprimidinho e tudo resolvido.

14º Leve sempre um dinheirinho a mais, de R$ 20,00 a R$ 50,00, para os imprevistos.

15º E finalmente tenha bom senso no que levar e se levar criança, tudo isso vale para ela também,  se for bebê não esqueça de levar o leite, fralda e tudo mais e se tiver acima de 4 anos além de levar alguns brinquedos,  ainda converse com ela, explicando como será, para não passar carão, o mais indicado mesmo para uma criança é um dia de função e a festa, mais do que isso já fica estressante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário