CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Marmoteiro, qual o seu significado ?


Marmoteiro


Marmoteiro é o termo utilizado nas religiões afro-brasileiras para denominar pessoas que se dizem sacerdotes aptos e só ludibriam as pessoas que o procuram, em outras palavras é o próprio charlatão.

Podem ser denominados marmoteiros tanto o babalorixá ou Iyalorixá do candomblé que tenham todas suas obrigações em dia, como também pai-de-santo e mãe-de-santo de Umbanda, Quimbanda, Macumba, Umbandomblé, que se dizem capacitados a resolver todos os problemas do ser humano.

Também estão incluídos os esotéricos, místicos, cartomantes, adivinhos, benzedeiras, quiromantes, tarólogos, pastor evangélico, padres que prometem o que não podem cumprir.



A palavra marmoteiro também é usada como marmota ou marmotagem.



A palavra marmotagem refere-se ao ato incorreto ou indevido praticado pelo marmoteiro. Outras palavras também podem ser associadas ao marmoteiro: trambiqueiro, kosibetó, bequeiro, vigarista, safado, inventor de moda, e muitos outros.



Dentre as promessas destacamos as seguintes:



Trago seu amor de volta em sete dias;

Um comentário:

  1. Infelizmente tive o desprazer de saber exatamente o que é um marmoteiro! É muito desconfortável,deveria haver um estatuto,uma cartilha de conduta e punições para os marmomoteiros.Gastei uma grana e agora ele ainda quer que eu pague prá pegar meus ibás...é mole?

    ResponderExcluir