CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

domingo, 23 de julho de 2017

Yá Sussurê a verdadeira Mãe de Omolú !



Uma das mais poderosas filhas da Deusa Soberana dos mares Yáòòkúm, Deusa da saúde, fortuna, fertilidade e rainha do fundo dos mares, lodo e lama.



Rege todos os seres do profundo  Mar, os animais que estão sob condições extrema de pressão, onde a luz solar não tem seus domínios.



Uma deusa rara onde seus filhos como ela são espécies incompreensíveis !



 Sua personalidade é tão pesada quanto a pressão marinha, Yásussurê é sem dúvidas umas das mais poderosas feiticeiras ligara ao culto Gélédé, sua cor por ser uma deusa das profundesas é o azul marinho transparente e  branco cristal em casos especiais, intercalados, 

Irmã mais velha de Yá Asessú.

Yá Sussurê é a Deusa razão

Yá Sussurê é a Deusa da compaixão, da sabedoria e da proteção de tudo que está sob as condições de dependência, doentes, idosos, crianças, cegos, dependentes químicos etc.




lenda:

Omulu, nasceu com chagas, uma doença de pele que fedia e causava medo aos outros, sua mãe Nanã morria de medo da varíola, que já havia matado muita gente no mundo.

Por esse motivo Nanã, o abandonou na beira do mar. Ao sair em seu passeio pelas areias que cercavam o seu reino, Iemanjá encontrou um cesto contendo uma criança. Reconhecendo-a como sendo filho de Nanã, pegou-a em seus braços e a criou como seu filho em seus seios lacrimosos.

O tempo foi passando e a criança cresceu e tornou um grande guerreiro, feiticeiro e caçador. Se cobria com palha da costa, não para esconder as chagas com a qual nasceu, e sim porque seu corpo brilhava como a luz do sol.

Um dia Iasussurê chamou Nanã e apresentou-a a seu filho Xapanã, dizendo: Xapanã, meu filho receba Nanã sua mãe de sangue. Nanã, este é Xapanã nosso filho.

E assim Nanã foi perdoada por Omulu e este passou a conviver com suas duas mães.

Por causa do feitiço usado por Nanã para engravidar, Omolu nasceu todo deformado. 

Desgostosa com o aspecto do filho, Nanã abandonou-o na beira da praia,para que o mar o levasse. 

Um grande caranguejo encontrou o bebê e atacou-o com as pinças, tirando pedaços da sua carne. 

Quando Omolu estava todo ferido e quase morrendo, Iasussurê saiu do mar e o encontrou.

Penalizada, acomodou-o numa gruta e passou a cuidar dele, fazendo curativos com folhas de bananeira e alimentando-o com pipoca sem sal nem gordura até que o bebê se recuperou. Então Iasussurê criou-o como se fosse seu filho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário