CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

sexta-feira, 7 de julho de 2017

OBALÚAYÉ



OBALUAÊ - REI DONO DA TERRA

OBALÚAYÉ

Obalúayé (Rei Dono da Terra) ou Omolu (Filho do Senhor) são os nomes geralmente dados a Sànpònná (Xapanã), deus da varíola e das doenças contagiosas, cujo nome é perigoso ser pronunciado.

No Brasil e em Cuba, como na África, Xapanã é prudentemente chamado de Obaluaê ou Omolu. É sincretizado com São Lázaro e São Roque, na Bahia e em Cuba, e com São Sebastião no Recife e Rio de Janeiro. As pessoas que lhe são consagradas usam dois tipos de colares: o laguidiba, feito de pequeninos discos pretos enfiados, ou o colar de contas marrons com listas pretas.

Quando o deus se manifesta sobre um de seus iniciados, ele é acolhido pelo grito "Atotô!" Seus iaôs dançam inteiramente revestidos de palha-da-costa. A cabeça também é coberta por um capuz da mesma palha, cujas franjas recobrem seu rosto. Em conjunto, parecem pequenos montes de palha, em cuja parte inferior aparecem pernas cobertas de calças de renda e, na altura da cintura, mãos brandindo um xaxará, espécie de vassoura feita de nervuras de folhas de palmeira, decotada com búzios, contas e pequenas cabaças que se supõem conter remédios. Dançam curvados para a frente, como que atormentados por dores, e imitam o sofrimento, as coceiras e os tremores de febre.

Segunda-feira é o dia da semana consagrado à ele. Nesse dia, o chão do adro da Igreja de São Lázaro, na Bahia, é coberto de pipocas que as pessoas passam em seus próprios corpos para se preservarem de possíveis doenças contagiosas, associando, assim, numa mesma manifestação, a sua fé à força do deus africano e do santo católico.
Diz-se que é filho de Nanã Buruku é originário, como ela e Oxumarê, do país Mahi. Os "pejís" dessas três divindades são, por esse motivo, reunidos numa mesma cabana, separadas das dos outros orixás.
VERGER, P. F. Orixás.


Nenhum comentário:

Postar um comentário