CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

sábado, 3 de janeiro de 2015

Àwon Omi Òsàlà



Oxalá decide visitar Xangô em Oyo, antes de ir como costume dos orixás ele vai se consultar com um babalawo para saber como seria o transcorrer a viagem. 

Este recomendou, que Oxalá não viajasse, mas Oxalá já havia decidido que iria, então lhe foi aconselhado que levasse 03 mudas de roupa, sabão da costa e limo, tendo também que fazer voto de silêncio por toda a viagem. 

Com todas as recomendações Oxalá foi caminhando até Oyo.


Por três vezes durante a viagem Oxalá encontrou com Exú, e por três vezes foi vitima de suas brincadeiras sujando Oxalá de dendê, carvão e vinho de palma.

 Ao chegar em Oyo Oxalá avistou o cavalo que deu a Xangô, e foi mal interpretado pelos soldados que o confundiram com um  ladrão e o agrediram violentamente. 

Oxalá foi levado para o calabouço do palácio e lá foi deixado por longos anos.


Durante esse período todo o reino de Xangô secou, epidemias e mortes que fizeram com que Xangô fosse consultar um babalawo que lhe disse "um homem de roupa branca foi preso injustamente, o que esta acontecendo é uma revolta natural pela injustiça".

Depois do mal entendido desfeito, a chuva chegou, as culturas de alimentos prosperou e as enfermidades cessaram, enfim, todas as coisas do reino de Xangô voltaram à normalidade.

A cerimônia das “Águas de Oxalá” rememora este episódio mítico com uma procissão representando a viagem de Oxalá.
FONTE: http://tradicoesdocandomble.blogspot.com.br/2013/01/awon-omi-osala.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário