CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

sábado, 3 de janeiro de 2015

Ajè Saluga


Ajê Saluga é o orixá que protege as grandes fortunas, e por isto é adorada por todas as, pessoas possuidoras de grandes fortunas. 

É representada por uma concha grande chamada Ajê e por outras dezesseis menores a sua volta representando a mãe rodeada de sua crias, símbolo da reprodução e multiplicação. 

Leva também um ota colhido no oceano, vinte e um ide de cobre duzentos e um búzios e muitas moedas. 

A vasilha continente de seu assentamento pode ser, dependendo do odu que apareça, um alguidar grande e branco, uma grande bacia de louça ou em uma gamela de madeira branca, mas tudo depende do odu da pessoa para à quem é assentada. 

Ajê tem que ter uma representação em três Ile:- uma é o igba Ajê saluga que deve ficar ou no quarto de Osala ou no quarto de Sango tudo dependendo do odu que rege; uma outra representação deve ficar na casa de Exu com o assentamento do Esu Obasinlaje ou Esu Odara e finalmente uma representação na casa de Egun, no Ile Ibo Aku.

Na África é muito cultuada pelas pessoas possuidoras de negócios e comércio. 

É o orixá da riqueza.

Aje Saluga se espalhou por toda a terra Africana e foi uma mulher que todos gostavam de ouvir falar, pois, falava da antiga sabedoria egípcia com seus mistérios e grande conhecimento dos movimentos e da natureza.

A saudação para Ajê Saluga é “Ajê o Ajê o” e sua visita a uma casa traz mais desenvolvimento e riqueza a todos da casa.

Aje Saluga além de ser o orixá da riqueza e da abundância é também relacionada à saúde.

Em ocasiões importantes quando grandes quantidades de dinheiro são gastos é costume (em terras africanas) se dar gritos de “Aje O, Aje O” o que implica que tais gastos são possíveis graças à benção do orixá e tais ocasiões dão uma demonstração concreta de sua generosidade. 

Encontrar uma grande concha no caminho é considerado um signo de muita boa sorte.

Ajê Saluga simboliza para o povo Yoruba o poder de ganhar e obter dinheiro para uma vida sem dificuldade e com prosperidade extensiva a toda a sua família.

Quando uma pessoa está em uma situação precária, endividada é aconselhado que assente ou trate de Ajà Saluga.

Para que os poderes de Aje Saluga se sinta, ao se assentar Ajê o iniciado tem que ter alguns assentamentos já preparados de alguns orixá que são: Esu Obasinlaje, Orunmila, Osonyin, e logicamente seu Igba Ori que deve ficar próximo de Ajê e além destes o local onde vai ficar Ajê tem que ter Sango ou Orisanla. 

É por isto que dificilmente se Vê um omorisa que tenha esta divindade assentada e o veremos mais assentada para

Babalawo ou Babalorisa.

Ajê é um orisa cheio de tabus e que pode perder seu encantamento quando tais tabus não são levados a sério. Um dos mais importantes tabus é que só pode manusear e tratar dos axé de Aje Saluga a pessoa que a recebeu, sob pena e risco de se perder todo o encantamento quando este orixá é cuidado por uma pessoa que não é a que a recebeu.

Outro tabu importante é que mulheres não podem por a mão em Aje Salunga, pois quando isto ocorre perde-se o poder de Aje Saluga uma vez que todas as mulheres têm poder de Yami. 

Por este motivo não se deve deixar entrar no ambiente onde vive Aje, pessoas que não sejam de inteira confiança daquele que tem Aje Saluga.

Aje Saluga é a filha mais nova de Olokun e é também a irmã caçula de Yemoja

Aje tem o poder sobre as marés, as ressacas, as ondas, e as catástrofes que ocorrem quando o mar invade a terra e destrói o que encontra a sua frente.

Olokun teve nove filhas, sendo Yemoja a mais velha e Aje Saluga a mais nova das Olokun. 

Olokun também dividiu os segredos dos mares com suas nove filhas, mas não deixou que nenhuma soubesse do segredo que a outra sabia e assim nenhuma delas conhece por completo o segredo de Olokun.


Nenhum comentário:

Postar um comentário