CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

VOCAVULARIO LUCUMI



Regra de Osha: Junto com a Regra Lucumi define as distintas vertentes da santería. Término habitual para definir as práticas religiosas levadas pelos escravos africanos a Cuba. 

Os seguidores da Osha se encontram organizados em grupos independentes, Não existe complexidade organizativa de outras religiões mais hierarquizadas.

Sua estrutura começa na relação padrinho ou madrinha com seus afilhados. Continua na casa religiosa e chegam até uma rama ou tronco independente que pode chegar a ter o não contacto com outras ramas de santería.
Ile Osha: Templo. 

O lugar de culto da santería é a vivenda, em na qual disponham os objetos rituais e representação dos deuses u Orishas. As condições que chegarão os africanos a Cuba começarão construir edificações espaciosas ao estilo das catedrais ou igrêjas de outras religiões.

Iyawo: Denomina-se assem ao neófito o iniciado em os ritos da santería. Durante um ano mantém sua condição porem são atendidos e instruídos por seu padrinho ou madrinha de culto. 

Distinguisse por vestir de branco durante todo este tempo e levar a cabeça raspada e coberta por um turbante(pano de cabeça) o tampado da mesma cor.

Babalorisha e Iyalorisha: São aqueles consagrados na Regra de Osha que dedicasse a iniciar a aquilo que pedem ou desejam.

Oriate: E a figura máxima da hierarquia santería; o sacerdote da Regra Osha, condição que pressisa muitos anos de estudo e esforço para penetrar em os recônditos e profundos rituais da santería. 

Oriate e o maestro de cerimônias e supervisor das iniciações em as que atua como Obá (Rei), encarregado então de ler ao neófito o lta, que e igual, catálogo de preceitos e limitações que o iniciado deverá seguir em sua futura vida social e religiosa.

Tambores Batá: Elementos de percussão essenciais no toque de santo e cerimônias de santería. São a ponte de contato dentre os Orishas (deuses) e os mortos, seus mensageiros. Os tambores Batá acompanham aos cantos, orações, danças(bailes) e rituais horizontalmente apoiados sobre as pernas dos executantes sentados.


Orishas: Deidades Afrocubanas. Emissários de Olodumare o Supremo Criador. Governam as forças da natureza e as coisas dos homens. Cada uma tem suas cores favoritas, suas oferendas e comidas prediletas, que devem oferecer como reconhecimento, a seus favores.


Alguns dos mais freqüentes em os ritos dos santeros são:

Oshún : Se encarrega dos mananciais, cachoeiras, rios e canaliza sua força.

Yemaya: Sua irmã faz igual com as águas do mar.


Elegba: Dono dos caminhos e portas de este mundo.

Ogún: Deus do ferro é inventos técnicos é cientificos.

Obatalá: Pai bondoso de todos os orishas e a humanidade.

Shangó: Deus irascível e astuto que representa a virilidade.

Yamaya: E mãe de todos. Domina a maternidade e a vida do homem.

Ebbó, Sarayeye Paraldo: Rituais de diversos grados de complexidade, encaminhados de afastar as malas influencias ou para procurar o bem-estar físico ó psíquico, assem como êxitos nos projetos o propósitos dos fieis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário