CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

quinta-feira, 10 de maio de 2012

OBÁ, Obasy é a senhora da sociedade elekoo





Obá, Orixá africano do Rio Obá ou rio Níger, terceira esposa de Xangô, identificada no jogo do merindilogun pelos odu odi, obeogunda e ossá. 


Guerreira, veste vermelho e branco, usa escudo, Arco e flecha Ofá. 


Obasy é a senhora da sociedade elekoo, porém no Brasil esta sociedade passou a cultuar egungun. Deste modo, obasy é a senhora da sociedade lesse-orixa.


Obá representa as águas revoltas dos rios. As pororocas, as águas fortes, o lugar das quedas são considerados domínios de Obá. Ela também controla o barro, aguá parada, lama, lodo e as enchentes. Trabalha junto com Nanã. Representa também o aspecto masculino das mulheres (fisicamente) e a transformação dos alimentos de crus em cozidos.


Orixá, embora feminina, energética, temida, e forte, considerada mais forte que muitos Orixás masculinos, vencendo na luta Oxalá, Xangô e Orumilá.




ARQUÉTIPOS


O arquétipo de Obá é a das mulheres valorosas e incompreendidas. Suas tendências um pouco viris fazem-nas freqüentemente voltar-se para o feminismo ativo. As suas atitudes militantes e agressivas são conseqüências de experiências infelizes ou amargas por elas vividas. Os seus insucessos devem-se, freqüentemente, a um ciúme um tanto mórbido. Entretanto, encontram geralmente compensação para as frustrações sofridas em sucessos materiais, onde a sua avidez de ganho e o cuidado de nada perder dos seus bens tornam-se garantias de sucesso.


As pessoas de Obá tem temperamento forte, sensual. Ciumentas e apaixonadas elas não tem sorte no amor, são carentes e solitárias, fieis, sofridas, guerreiras, combativas, impetuosas e vingativas. Ao mesmo tempo são pessoas envolventes, sedutoras e objetivas.


Características


Seu maior símbolo……….espada, escudo


Suas plantas…………ipoméia, mangueira, manjericão, rosa branca


Seu dia………………………segunda-feira


quarta-feira


Sua cor………………………laranja, amarelo e vermelha


Seu mineral…………………cobre


Seus elementos…………….fogo.


água


Saudação……………………Obá Xirê!


Domínios:………………….águas revoltas


Comidas:……………………moqueca de ovos, abará, amalá, padê. Manga espada


Animais:……………………galinha d’angola


Quizilas……………………..sopa, peixe de água doce


Características……………..responsável, equilibrada, justiceira, séria, reprimida, invejosa, ressentida, intrigante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário