CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

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domingo, 5 de dezembro de 2010

Religiões tradicionais africanas




Um 'homem da medicina popular' Igbo nos dias atuais na Nigéria, na África Ocidental.As religiões tradicionais africanas também referidas como religiões indígenas africanas, englobam manifestações culturais, religiosas, espirituais e indígenas no continente africano, há uma multiplicidade de religiões dentro desta categoria.



Religiões tradicionais africanas envolvem ensinamentos, práticas e rituais que fazem a estrutura das sociedades nativas africanas, refletem concepções locais de Deus e do cosmos. Mesmo dentro de uma mesma comunidade, pode haver pequenas diferenças de percepção do sobrenatural. São religiões que não foram significativamente alteradas pelas religiões adotadas mais recentemente (cristianismo, islão, judaísmo e outras). Estima-se que estas religiões sejam seguidas por aproximadamente 100 milhões de pessoas em todo território africano.



Os africanos tradicionalistas quase sempre reconhecem a existência de um Deus Supremo ou Demiurgo que criou o Universo (Olodumare, Olorun, Ifá, etc). Muitas histórias tradicionais Africanas falam de como Deus ou o filho de Deus, uma vez que viveu entre os homens, mas, quando os homens fizeram algo que ofendeu a Deus, o divino retirou-se para os céus.



Religiões tradicionais africanas são definidas em grande parte por linhagens étnicas e tribais, como a religião yoruba da África Ocidental sendo a mais influente.





 Religiões tradicionais africanas e línguas

A maioria das Religiões tradicionais africanas têm, na maior parte de sua existência, sido transmitidas oralmente/espiritualmente (em vez de escrituras).

 Assim, os peritos lingüísticos tais como Christopher Ehret e Placide Tempels aplicaram seus conhecimentos de línguas para reconstruir a opinião do núcleo original dos seguidores dessas tradições.

As quatro famílias linguísticas faladas na África são: Línguas afro-asiáticas, línguas nilo-saarianas, Níger-Congo e Línguas khoisan.



 Classificação e estatísticas

Adherents.com lista as "Religiões tradicionais africana e da diáspora" como um "grande grupo religioso", estimando cerca de 100 milhões de adeptos. Eles justificam esta listagem combinada das religiões tradicionais africanas e Diáspora africana, bem como a separação da categoria genérica "indígenas-primitivas" salientando que "As religiões 'indígenas-primitivas' são essencialmente tribais e compostas por povos pré-tecnológicos."




 Tradições por região

Norte da África

Mitologia berbere

Mitologia Egípcia (Pré-cristã)

África Ocidental

Mitologia Akan

Mitologia Ashanti (Gana)

Mitologia Dahomey (Fon)

Odinani do povo Igbo (Nigeria, Camarões)

Mitologia Efik (Nigéria, Camarões)

Mitologia Igbo (Nigéria, Camarões)

Mitologia Isoko (Nigéria)

Mitologia Yoruba (Nigéria, Benin)

África Central

Mitologia Bushongo (Congo)

Mitologia Bambuti (Pigmeu) (Congo)

Mitologia Lugbara (Congo)

África Oriental

Mitologia Akamba (Leste do Quénia)

Mitologia Dinka (Sudão)

Mitologia Lotuko (Sudão)

Mitologia Masai (Quénia, Tanzânia)

Sul da África

Mitologia Khoikhoi

Mitologia Lozi (Zâmbia)

Mitologia Tumbuka (Malawi)

Mitologia Zulu (África do Sul)



 Religiões tradicionais africana na Diáspora

Uma parte da Mitologia Africana foi levada para as Américas pelos africanos escravizados, as que mais se tem notícia são: a mitologia fon daomeana, mitologia yorubá, mitologia igbo, mitologia fanti, mitologia ashanti, mitologia angola, mitologia congo, mitologia bantu, que mais tarde tornou-se uma mitologia mestiça nas religiões afro-americanas, religiões afro-cubanas, religiões afro-brasileiras.



A mitologia fon daomeana que cultua os Vodun no Vodun da África Ocidental foi para as Américas e Caraíbas formando assim as religiões do Vodou haitiano no Haiti e República Dominicana, Regla de Arará em Cuba, o Voodoo nos Estados Unidos, Obeah na Jamaica e Trinidad e Tobago, Winti no Suriname, e o Candomblé Jeje no Brasil, todas parte das religiões afro-americanas



A mitologia congo é mais frequente ser encontrada na diáspora africana de diversos países, na Kumina da Jamaica, na Regla de Palo em Cuba, noa Voodoo dos Estados Unidos e no candomblé bantu no Brasil.



A mais conhecida é a dos Orixás mitologia yorubá, onde se encontra a gênese de religiões como a Santeria ou Lukumí através da Regla de Ocha, Candomblé ketu e de várias nações, Xangô do Nordeste, Batuque, Xambá, Omolokô, Umbanda (e suas vertentes), Quimbanda e outras.



O que a todas é comum é o culto pelos Orixás, o que diverge entre elas é a maneira de fazer esse culto.





Zambi Deus nas nações Angola e Congo Candomblé Bantu

Olorun Deus na nação Ketu Candomblé Ketu

Mawu Deusa na nação Jeje Candomblé Jeje



Referências

 Princetonline, Early History of Africa http://www.princetonol.com/groups/iad/lessons/middle/history1.htm

 Ehret, C. As civilizações da África: uma História de 1800, University Press of Virginia. 2002.

 Ehret, C. As civilizações da África: uma História de 1800, University Press of Virginia. 2002.

Religiões tradicionais africanas e a sociedade (em português)

Animisme au Bénin (em francês)

Attributs extérieurs du Vodoun (em francês)

Traditional Religion in Africa (em inglês)

Sacred Texts (em inglês)

African Religion (em inglês)

Cultural Genocide (em inglês)

Information presented here was gleaned from World Eras Encyclopaedia, Volume 10, edited by Pierre-Damien Mvuyekure (New York: Thomson-Gale, 2003), in particular pp. 275-314.

Baldick, J (1997) Black God: The Afroasiatic Roots of the Jewish, Christian, and Muslim Religions New York: Syracuse University Press.

Doumbia, A. & Doumbia, N (2004) The Way of the Elders: West African Spirituality & Tradition. Saint Paul, MN: Llewellyn Publications.

Erhet, C (2002) The Civilizations of África: a History to 1800. Charlottesville: University Press of Virginia.

Karade, B (1994) The Handbook of Yoruba Religious Concepts. York Beach, MA: Samuel Weiser Inc.

Princetonline, Early History of África. http://www.princetonol.com/groups/iad/lessons/middle/history1.htm



 Bibliografia

Anexo:Lista de livros com tema afro-brasileiro em Português.

Mbiti, John. African Religions and Philosophy. [S.l.]: African Writers Series, Heinemann, 1990.

Wade Abimbola, ed. and trans. Ifa Divination Poetry (New York: NOK, 1977).

Ulli Beier, ed. The Origins of Life and Death: African Creation Myths (London: Heinemann, 1966).

Herbert Cole, Mbari: Art and Life among the Owerri Igbo (Bloomington: Indiana University press, 1982).

J. B. Danquah, The Akan Doctrine of God: A Fragment of Gold Coast Ethics and Religion, second edition (London: Cass, 1968).

Marcel Griaule and Germaine Dietterlen, Le Mythe Cosmogonique (Paris: Institut d'Ethnologie, 1965).

Rems Nna Umeasigbu, The Way We Lived: Ibo Customs and Stories (London: Heinemann, 1969).

Sandra Barnes, África's Ogun: Old World and New (Bloomington: Indiana University Press, 1989).

Segun Gbadagesin, African Philosophy: Traditional Yoruba Philosophy and Conteporary African Realities (New York: Peter Lang, 1999).

Judith Gleason, Oya, in Praise of an African Goddess (Harper Collins, 1992).

Bolaji Idowu, God in Yoruba Belief (Plainview: Original Publications, rev. and enlarged ed., 1995)

Wole Soyinka, Myth, Literature and the African World (Cambridge University Press, 1976).

S. Solagbade Popoola, Ikunle Abiyamo: It is on Bent Knees that I gave Birth (2007 Asefin Media Publication)

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