CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

domingo, 24 de outubro de 2010

Personalidade dos filhos de Ossânym

arquétipo de Ossain é das pessoas de caráter equilibrado, capazes de controlar seus sentimentos e emoções.

Daquelas que não deixam suas simpatias e antipatias intervirem nas suas decisões ou influenciarem as suas opiniões sobre pessoas e acontecimentos.

É o arquétipo dos indivíduos cuja extraordinária reserva de energia criadora e resistência passiva ajuda-os a atingir os objetivos que fixaram.

Daqueles que não têm uma concepção estrita e um sentido convencional de moral e da justiça.

 Enfim, daquelas pessoas cujos julgamentos sobre os homens e as coisas são menos fundados sobre as noções de bem e de mal do que sobre as de eficiência".






DEFENSOR DA NATUREZA.





Observador, calado, atormentado, incansável, debochado,

saudosista, nervoso e intransigente.



Seus filhos tem certa atração pela religiosidade e pelos aspectos ritualísticos da realidade em geral.0 tipo psicológico dos filhos de OSSAIN tem um temperamento secreto e imprevisível, ele se esconde, "põe outro na frente porque não gosta de aparecer". Do ponto de vista morfológico, é delicado e frágil; às vezes quando velhos, torna-se manco ou aleijado. É discreto, calado, nada conta de sua vida e faz questão de preservar sua liberdade. Desligado dos aspectos triviais da vida cotidiana, quando persegue a solução de algum problema científico ou filosófico esquece de alimentar-se. É sensível, generoso, compassivo, ama os animais, sobretudo, os pássaros. Reservados, estudiosos, sinceros e obedientes, dono de grande poder de persuasão, os regidos por este Orixá, são sensitivos, equilibrados e não confiam facilmente nos outros a fim de preservar seus segredos, pois são extremamente misteriosos e não são influenciáveis. Cientistas natos adoram criar e descobrir coisas novas

Mas, possuem aspectos negativos, podem ser feiticeiros, são traiçoeiros, misteriosos, capazes de qualquer maldade para ter aquilo que querem. Não fazem muitos amigos, nem suas amizades são duradouras, são volúveis e raramente bem sucedidos no amor.
Osanyin




Osanyin é o orixá das folhas medicinais e litúrgicas.



A sua importância é fundamental, pois nenhuma cerimônia pode ser feita sem a sua presença, sendo ele o detentor do axé - o poder - imprescindível até mesmo aos próprios deuses.

As folhas nascidas das árvores e as plantas constituem uma emanação direta do poder sobrenatural da terra fertilizada pela chuva (água-sêmem) e, com esse poder, a ação das folhas podem ser múltiplos, para diversos fins.

As folhas como as escamas e penas, são e representam o procriado. Elas representam o "sangue-preto", axé do culto.

Òsányin possui um poder ao mesmo tempo benéfico e perigoso. O Eye é um pássaro que o representa, o Igbá Òsányin é seu emblema, confeccionado com ferro, e simboliza uma árvore de sete ramos com um pássaro em sua haste central, o ferro reforça a ligação com o axé do preto mineral, e o pássaro é a relação folha-pena e elemento procriado. Nada se faz no candomblé sem este orixá, as folhas sagradas, para tudo se usa, na iniciação há um boorí específico para Òsányin, a cabeça do neófito é lavada com um líquido composto de folhas associadas a diversos orixás, mas dependentes, em última instância, para seu efeito, da colaboração de Òsányin. Há um encarregado de recolher as folhas frescas no mato e prepará-las, é chamado Olósàyin.

Òsányìn vive na floresta em companhia de àroni, um anãozinho de uma perna só que fuma um cachimbo feito de casca de caracol enfiado num talo oco cheio de suas folhas favoritas.A sua importância é fundamental, pois nenhuma cerimônia pode ser feita sem a sua presença, sendo ele o detentor do axé - o poder - imprescindível até mesmo aos próprios deuses.







Seu maior símbolo..........ramo com folhas, pássaro

Suas plantas...................quebra-pedra, mamona, pitanga, jurubeba, coqueiro, café

Seu dia...........................quinta-feira

Sua cor...........................verde e rosa, ou amarelo, marrom

Seu mineral.....................estanho

Seus elementos................terra

Saudação........................Euê Ô !

Domínios:......................a mata virgem, o axé das ervas

Comidas:........................canjiquinha, pamonha, inhame, bolos de feijão e arroz, farofa de fubá; abacate

Animais:........................pássaros

Quizilas..........................ventania, jiló

Características.................reservado, voltado para pesquisas e ciências, intuitivo, traiçoeiro.

O que faz : ..................dá força curativa às ervas medicinais.

Riscos de saúde...............fraqueza geral, pressão alta, tensão que pode causar estafa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário