CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

segunda-feira, 8 de maio de 2017

MAIO O MÊS DE OXUM NA CASA DE YEMANJÁ ( ODÒ ÒSUN – O RIO OXUM )

   ODÒ ÒSUN – O RIO OXUM


Òsun é a divindade do rio do mesmo nome que corre no sudoeste da Nigéria. Originário de um numero afluentes de fontes, denominadas de Omi Òsun – Águas de Oxum, emanadas das sagradas Òkè Olosunta – Colinas de Olosunta em Ikere – Ekiti State. Desemboca no lago Lekki Lagoon, uma imensa lagoa ligada a um canal, com pântanos de água cristalinas e uma parte cercada por praias, em Lagos – Nigéria. 

ÒKÈ OLOSUNTA


OMI ÒSUN



Da nascente à desembocadura, esse sagrado rio percorre um extenso território, e quase que em toda a sua extensão Ìyá mi Òsun é reverenciada, não só por seu nome próprio, mas sim por seus títulos e epítetos, dos quais denomino os “Caminhos de Oxum”.

                                                                                    
                                                          MAPA DO RIO ÒSUN


Alguns dizem que o rio Òsun não é navegável, outros afirmam que os habitantes locais tem uma superstição que permite aos homens atravessá-los, mas não subi-lo ou descê-lo. Existe um tipo de milho que é considerado tabu para Òsun e nunca poderia ser levado a beira de seu rio, do contrário as chuvas deixariam de cair.


                                                                          ODO ÒSUN

Efon – Ekiti State …nessa cidade ela recebe o título de Olo'kiti Efon – Senhora do Povo de Efon.

Ijebu – Ekiti State …considerada a mãe do Rei Awujalé. Os mitos locais revelam que Òsun era uma mulher de grande valor, gostava muito da água e nela vivia boa parte do tempo. Nela escondia parte de seus tesouros. Considerada excelente nadadora por seus adoradores. O rio onde ela vivia ainda é adorado por aqueles que moram as margens do rio ...os crocodilos que exibem certas marcas são sagrados e considerados seus mensageiros. Em uma época muito distante, em tempos de necessidade eram feitos sacrifícios humanos as “águas do rio”, jogando as vitimas voluntárias aos crocodilos. ...à reverenciam como Yèyé mi – Minha Mãezinha Queridinha. ...foi a primeira fabricante de utensílios de bronze dos Iorubás e do mundo. Seus adoradores usam argolas de bronze em torno do pescoço, braços e pulsos. Essas argolas são denominadas de Idé ...uma de suas principais representações, consiste em um pequeno pote de barro que contém seixos de rio denominados de Òkúta Òsun e a água do próprio rio Òsun, que deve ser mantido sempre cheio e nunca secar.


Osogbo – Osun State … Não existe outro local em território Iorubá que preste mais homenagens à Òsun que nesta cidade. Nela ocorre o maior Festival de Òsun conhecido turisticamente por todo o mundo. … o Odún Òsun – Festa Anual das oferendas Òsun realizada em Osogbo, é uma reatualização do pacto que o primeiro rei local chamado de Laro, contraiu com o sagrado rio. … eis a narrativa do mito: Laro, após prolongadas atribulações, procurando um lugar favorável onde pudesse instalar-se com seu povo, chegou perto do rio Òsun, onde a água corria permanentemente. 

Alguns dias mais tarde uma de suas filhas desapareceu nas águas quando se banhava no rio e passando algum tempo, das águas saiu, esplendidamente vestida. 

Declarou a seu pai que fora admiravelmente recebida e muito bem tratada pela divindade que ali morava. Laro foi fazer oferendas de agradecimento ao rio. Muitos peixes, mensageiros da divindade, em sinal de aceitação, vieram comer o que Laro ogou na água. 

Um peixe de grande tamanho veio nadar perto do lugar onde o rei se encontrava e cuspiu água. Laro recolheu essa água em uma cabaça e bebeu-a, celebrando assim um pacto de aliança com o rio. Em seguida estendeu as mãos e o grande peixe saltou nelas. 

A partir desse momento ele assumiu o título de Ataoja, contração da frase iorubá “A lewo gba eja – aquele que estende as mãos e pega o peixe”. 

Então ele declara “Òsun gbo – Òsun encontra-se em estado de maturidade”, isso é suas águas sempre serão abundantes. Daí originou-se o nome da cidade Osogbo. ...Nessa cidade de Òsun, é representada por uma estatueta de madeira esculpida, que tem orelhas grandes, para melhor ouvir os pedidos, grandes olhos para tudo ver e carrega uma espada para defender seu povo. Sempre acompanhada de uma outra estatueta que representa Alege, uma heroína que salvou Osogbo quando o povo Fulani tentaram conquistar a cidade, em um ataque surpresa.


ODO ÒSUN OSOGBO



Ede – Osun State, ao norte surge a direita do rio, um afluente conhecido pelo nome de Odo Erinlé e mais a esquerda um outro afluente conhecido por Odo Otin.

Odo Otin.


ODO ERINLE


Ogbomoso – Oyo State, o rio encontra-se com o Odo Oba em uma série de corredeiras, de águas agitadas e turbulentas. Os dois rios descansam pacificamente no extremo norte do reservatório Asejire e depois seguem seu percurso isoladamente.

ODO OBA


ODO ÒSUN
ati
ODO OBA

ODO OBA


Lekki Lagoon – Lagos State

LEKKI BEACH

LEKKI LAGOON

LEKKI

fonte: Baba Guido de Ajaguna.











Nenhum comentário:

Postar um comentário