CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

segunda-feira, 8 de maio de 2017

MAIO O MÊS DE OXUM NA CASA DE YEMANJÁ !



Osun (Oxum pronunciado) é a divindade do rio de mesmo nome que corre na Nigéria, Ijebu Ijesa e. Foi, dizem, a segunda esposa de Sango, embora ele viveu antes com Ogun, Orunmila e Òsóòsì.

As mulheres que querem ter filhos são dirijen Osun, como ela controla a fertilidade, graças aos laços mantidos com Iyami-AJE ( "Minha mãe bruxa"). Nesta matéria, uma lenda que:

"Quando todo o Orisa veio à Terra, eles organizaram reuniões onde as mulheres não foram admitidos. Osun sentiu odiava ser posta de lado e não ser capaz de participar em todas as deliberações. Para este desconforto, ele decidiu fazer as mulheres estéreis e evitou tornar-se a actividades de bronze por outros deuses veio a resultados favoráveis. Em desespero, o outro Orisa foi para Olodumare e explicou que as coisas estavam ruins na terra, apesar de tomar decisões em suas assembléias. I Olodumare saber se Osun participaram em reuniões e Orisa disse que não. Olodumare então eu explicar que, sem a presença de Osun e poder sobre a fertilidade, nenhum de seus empreendimentos poderia dar sucesso. De volta à terra, Orisa Osun convidados a participar nos seus trabalhos, que ela finalmente aceitou depois de muita oração. Em seguida, as mulheres tornaram-se proveitosa e todos os projetos alcançado bons resultados. "

Osun é chamado Ìyálóòde (Iyalode) título conferido à pessoa que ocupa o mais importante entre todas as mulheres da cidade. Além disso, ela é a rainha de todos os rios e exerce seu poder sobre a água fresca, sem a qual a vida na Terra seria impossível.

Sua ase (poder - poder) consiste de pedras do fundo do rio Osun, jóias de bronze e carapaça pente de tartaruga.

Osun amor para o bronze, o país de metal Yorùbá mais precioso em tempos antigos, é mencionado nas saudações que são direcionados:

"Mulher inteligente tem jóias de bronze sólido".

Em Cuba e no Brasil, os seguidores Osun usar colares de contas de vidro pulseiras amarelo-ouro e numerosos bronze. O dia é dedicado a ele no sábado e cumprimenta, como na África, o termo "yeye ou Ore !!!" ( "Vamos chamar a benevolência da mãe !!!").

É aconselhável fazer sacrifícios de cabras (embora Cuba é costume capão chivo "Obuko Odan"), mas não é um tabu dar chivas Osun e oferecer um prato de mulukun (mistura de cebola, caritas feijão, sal e camarão) em Cuba torna Òşínşín (mistura de cebolas, tomates, alcaparras, um ovo, sal e camarão) e ADUM (farinha de milho misturados com mel e óleo doce).

Sua dança lembra o comportamento de uma mulher vaidosa e sedutora que vai ao rio para tomar banho, é adornada com colares, agitando os braços para piscar seus braceletes, contemplou graciosamente recebidos em um espelho. O ritmo que acompanha danças chamadas "Ijesa", nome de uma região da África, por onde corre o rio Osun.


Nenhum comentário:

Postar um comentário