Oxumarê é o Orixá que representa a continuidade e permanência, costuma ser representado por uma serpente que morde a própria cauda.
Oxumarê costuma ser, erroneamente, tratado como um Orixá andrógino, o que é totalmente errado, pois ele é totalmente masculino, existe sim uma Orixá equivalente a Oxumarê e que é feminina, trata-se de Ewá, que é sua fêmea.
É representado por uma cobra e por um arco-íris, e podendo ser considerado sendo esses mesmos dois símbolos.
Suas funções não são muito fáceis de definir, pois são múltiplas.
É o senhor do opostos, dos antônimos, do bem e do mal, do dia e da noite, do positivo e negativo, do macho e fêmea.
Oxumarê é o símbolo da continuidade, e é representado com a serpente que morde a própria calda, formando um circuito fechado, um círculo.
Ou seja, representa o que não tem fim, o que se regenera, o que se transforma.
A troca da pele da cobra é um de seus simbolos permanentes.
É continuo, é o Orixá da tese e da antítese.
Simboliza também a força vital do movimento, a ação da eterna transformação.
É encarregado de produzir e dirigir forças que produzem o movimento.
É o senhor de tudo que é alongado, dentre inúmeros que podemos pensar neste instante, o cordão umbilical é um dos principais exemplos.
É considerado ambivalente sexual, mas é do gênero masculino, em suas oferendas animais deve conter machos e fêmeas, fazendo conotação aos opostos que se unem e formam um todo.
Sustenta a Terra e a impede de desintegrar-se.
É a riqueza e a fortuna.
As pedras NANA ou AIGRY, denominam-se Dan Mi, e são consideradas os excrementos deixados por Oxumarê por onde ele passa.
São pedras muito usadas por nobres e possuem uma cor azulada podendo ser consideradas Turquesas.
Na antiguidade, esta cor somente poderia ser usada por reis ou por pessoas de muito poder aquisitivo, por ser um símbolo de nobreza.
Em seu transe, este Orixá é ornado com vários bradjas, que são grandes colares confeccionados completamente com búzios, o qual se parece com escamas de cobra.
Quando Oxumarê dança faz soar um ruido semelhante ao guizo de uma cascavel, ou ao som que uma cobra faz ao se mover pelo chão.
Acredita-se que a função de Oxumarê não cabe apenas aos mortais mas aos Deuses também.
Existe um itán que cita Dan sendo responsável pelo fornecimento de água nos espaços sagrados do Orun, ele recolhe a água na Terra e leva ao céu, depois de purificada, manda novamente em forma de chuva.
Sendo o ato da chuva um fenômeno masculino, logo após vê-se o arco-íris, seu aspecto feminino. Oxumarê é o movimento circular de rotação da Terra e o movimento de translação desta ao redor do Sol.
Ósùnmáré a gbé órùn lì apà irà
(Oxumarê permanece no céu que ele atravessa com o braço)
Voduns confundidos com qualidades do Orixá Oxumarê
Dan - Vodum corresponde ao Orixá Iorubá Oxumarê, constitui uma qualidade deste último: é a cobra que participou da criação.
É uma qualidade benéfica, ligada a chuva, à fertilidade de abundância; gosta de ovos e de azeite de dendê. Como tipo humano, é generoso e até perdulário.
Dangbé - Vodun mais velho que seria o pai de Dan; governa os movimentos dos astros.
Menos agitado que Dan, possui uma grande intuição e pode ser um adivinho esperto.
Becém - dono do terreiro do Bogun, é Vodun veste-se de branco e leva uma espada.
Becém é um nobre e generoso guerreiro, um tipo ambicioso, combativo, menos afetado e menos superficial que Dan.
Aido Wedo, também é um Vodun tido como Oxumarê.
Azaunodor - é um Vodun tido como o príncipe de branco que reside no baobá, relacionado com os antepassados; come frutas e "leva tudo de dois".
Aspectos Gerais
DIA: Terça-feira
DATA: 24 de Agosto
METAL: Ouro e prata mesclados
CORES: Amarelo e verde (ou preto) e todas as cores do arco-íris
COMIDAS: Ovos cozidos com azeite-de-dendê, farinha de milho e camarão seco.
SÍMBOLOS: Ebiri, serpente, círculo, bradjá.
ELEMENTOS: Céu e terra
REGIÃO DA ÁFRICA: Mahi (no ex-Daomé)
PEDRA: Zirconita
FOLHAS: Folha de café, alfavaca-de-cobra, jibóia, oriri.
ODU QUE REGE: Obeogundá e Iká
DOMÍNIOS: Riqueza, vida longa, ciclos, movimentos constantes.
SAUDAÇÃO: Arô Boboi!!!
A saudação de Oxumarê pode ser traduzida como O importante que transporta, pois Arô é traduzido como pessoa importante, Bó é traduzido como suporta ou leva, Bò é traduzido como carrego e Yí pode ser traduzido como retorna.
Oriki de Oxumarê
Ósùnmáré A Gbe Orun Li Apa Ira
(Osumare permanece no Céu que ele atravessa com o braço)
Ile Libi Jin Ojo
(Ele faz a chuva cair na terra.)
O Pon Iyun Pon Nana
(Ele busca os corais, ele busca as contas nana )
O Fi Oro Kan Idawo Luku Wo
(Com uma palavra ele examina Luku)
O Se Li Oju Oba Ne
(Ele faz isso perante seu rei)
Oluwo Li Awa Rese Mesi Eko Ajaya
(Chefe a quem adoramos)
Baba Nwa Li Ode Ki Awa Gba Ki
(O pai vem ao pátio para que cresçamos e tenhamos vida)
A Pupo Bi Orun
(Ele é vasto como o céu)
Olobi Awa Je Kan Yo
(Senhor do Obi, basta a gente comer um deles para ficar satisfeito)
O De Igbo Kùn Bi Ojo
(Ele chega à floresta e faz barulho como se fosse a chuva)
Okó Ijoku Igbo Elu Ko Li Égùn
(Esposo de Ijo, a mata de anil não tem espinhos)
Okó Ijoku Dudu Oju E A Fi Wo Ran
(Esposo de Ijoku, que observa as coisas com seus olhos negro.)
Orin Oxumarê
Òsùmàré
Wàlé lé mo rí, Òsùmàré
Lé´ lé mo rí ó, ràbàtà
Lé´ lé mo rí
Òsùmàré
Ele está sobre a casa.
Eu vi , ele é imenso.
Ele está sobre a casa, é Oxumarê
Oxumaré está sobre a casa
Eu vi Oxumaré.
Aláàkòró lé èmi ó
Aláàkòró lé ìwo
Aláàkòró lé èmi ó
Aláàkòró lé ìwo
Òsùmàré ó ta kéré
Ta kéré ó ta kéré
Òsùmàré ó ta kéré
Ta kéré ó ta kéré
O Senhor do àkoró esta sobre mim.
O Senhor do àkoró sobre você.
O Deus do arco-íris movimenta-se
rapidamente.
Para diante, adiante , adiante.
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