CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Aganjú


Aganjú

Quero deixar claro que as opiniões aqui deixadas são com base em leituras e na própria vivência dentro da casa de santo, ou seja, não são verdades absolutas, estou explicando pois as vezes os yaô podem confrontar as informações que lêem aqui com o que aprendem dentro de suas casas. 

Então fique claro, a maior sabedoria é aquela que recebemos dentro de nossas casas!

Orixá Aganjú
Tido como uma qualidade de Xangô aqui no Brasil, Aganjú no aspecto histórico seria filho de Dadá Ajaka, sendo assim sobrinho de Xangô e quinto alafin de Oyó. 

Na natureza ele está ligado ao vulcão e em Cuba está ligado também ao deserto. Diz os mais velhos, que seu comportamento explosivo é explicado por sua criação, onde teria sido extremamente mimando por sua avó Yamassè.

Suas cores são o marron e o branco, e seu metal o cobre. Sendo da família de Oyó, também tem seu símbolo o Oxê (machado de dois lumes). 

Em seu assentamento estão presentes, o odú ara, o oxê, o xerê, a coroa, afinal ele foi um rei, e sua gamela é oval, ao contrário de Aira. 

Seu número característico é o 12.

Seu amalá é feito com quiabo em lascas, temperado com dendê, e por cima, você pode colocar, 12 abarás, 12 acarajés, 12 bolas de arroz e o orobo ralado para agradar Aganjú, assim como toda a família de Xangô, isso devido a uma lenda onde Xangô, rodiado de inimigos, teria se enforcado, e após isso retornado a vida, ou seja, "Aquele que recusa a vida, não tem direito de comer o fruto dela", então não come Obi, que em yorubá quer dizer Vida.

Espero ter ajudado nosso amigo Lobo, e até o mês que vem..hehehe...

Com novas postagem...Fiquem com Deus e Bom Final de Semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário