CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Janeiro o mês de Oxalá ( Orixás funfun, Deuses Brancos )


OBÀTÁLÁ



É o mais velho dos Òrìsás , o grande rei branco , raíz de todos os outros ÒÒSÀÀLÀ . Êle não é feito , faz-se AYRÀ ou ÒSUN OPARÀ . É o pai de OSÀLÚFÓN , que por sua vêz é o pai de OSOGUIAN , tão grande e poderoso é OBÀTÁLÁ que não se manifesta , sua palavra transforma-se , imediatamente, em realidade .



Representa a massa de ar , as águas frias e imóveis do começo do mundo , controla a formação de novos seres , é o senhor dos vivos e dos mortos , preside o nascimento , a iniciação e a morte . É o reponsável pelos defeitos físicos , êle é corcunda porque recusou-se a fazer uma oferenda de sal numa cabaça e ÈSÙ castigou-o pregando a cabaça nas costas , razão pela qual não come sal , comer sal para êle constitui-se num ato de alto canibalismo . Êle deu a palavra ao homem e durante suas festas não se fala , durante três semanas tudo é silêncio , pois a palavra é dêle .







ODUDUWA



ODUDUWA, também considerado entidade FUNFUN, recebeu de OLORUN o elemento terra, com o qual ela criou o AIYÉ. sua cor é preta (azul escuro),por ser representante do AIYÉ. OXALÁ e ODUDUWA são cultuados no mesmo dia (sexta-feira) e em alguns terreiros, os dois conceitos são confundidos.



0 tipo psicológico do filho de ODUDUWA, do ponto de vista físico, à semelhante ao tipo OXALÁ. São magros, franzinos, nervosos e secos como a terra. Mas ao contrário do tipo OXALÁ, os filhos de ODUDUWA são violentos e agresssivos, fechados, inseguros e angustiados, tornando-se às vezes susceptíveis, impacientes, intolerantes e desconfiados. Invejosos, vingativos, perseguem aqueles cuja felicidade ou exito é para eles uma afronta. Sabem manipular os outros e toda sua força está em uma Inteligência curiosa, de senso critico e de ironia ferina. É dominador, autoritário e no trabalho é exigente, perfeccionista e minucioso.







ÒRÚNMÌLÀ IFÀ



O oráculo africano , Deus dos destinos que aparece no Candomblé como qualidade de ÒÒSÀÀLÀ . Teria sido encarregado de estabelecer a ordem no mundo , de separar os elementos e instituir a paz entre os homens . É o dono das nozes que revelam a vontade dos deuses , o senhor da adivinhação , que exprime a palavra do criador . As mulheres não podem ser sacerdotizas de IFÀ . Não se manifesta . Dono dos búzios , IFÀ é um Òrìsá muito bom e importante , acredita-se que o Deus todo poderoso mandou IFÀ que morava no céu para a terra , para que êle a consertasse , deu-lhe sabedoria , conhecimento e muita inteligência que lhe permitiu o poder maior entre os outros Òrìsàs .

Nenhum comentário:

Postar um comentário