CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

sábado, 20 de março de 2010

Rituais sagrados (A linguagem da dança no culto, pra serve dançar para o Orixá ? )

Casa de Oxumerê




roda de santo !










dança sagrada de Osíris



Rachel brice dança Tribal



dança Egpicia !






DANÇA DE GHANESH



DANÇA INDÍGENA



DANÇA FLAMENCA



HULA


                                                                 DANÇA DO VENTRE



O culto candomblé é um dos mais ricos no âmbito de suas linguagens de comunicação com os Orixás, a música sagrada, os símbolos em ferramentas (yantras), as evocações(mantras), as comidas típicas, as roupas e seus balangangans e as danças.


A dança do candomblé algo totalmente sagrado, temos lugares, horas, momentos e finalidades especiais, toda uma preparação para realizar uma roda de candomblé com finalidade diversas, agradecimentos, comemorações, evocações, louvações e o mais importante, convidar todos os Orixás para a participação em transe ou não, dessa multipla interação com os seres-humanos divinizando tudo; e todos os participantes da dança ou da assintência.


O comportamento dentro da Roda, é fundamental para auxiliar a concentração no culto, os antigos sempre diziam:...quem fica de cabeça baixa na roda, com ela fica firme na vida.
A cabeça baixa ajuda na concentração, no objetivo, e no transe (estado de conciência elevada), muitos acham que a cabeça baixa é sinônimo de humilação e submissão, mas não é verdade, pois essa postura antiga auxilia o devoto na comunhão com sua divindade e outros que alí estão.

Todos os passos da dança emanam vibrações para as dimensões altíssimas dos antigos Deuses, os pedidos são realizados durante a dança pra você ou para outra pessoa que necessita de uma resposta, quando estamos com problemas como caminhos fechados, demandas, assaltos, roubos, raptos, sumiços, ameaças, mudanças, folta de coragem, amarração, e outros mais, cantamos e dançamos pra Ogum, afim de resolver esses malefícios.A dança de Ogum é rápida e revigorante, passos de lutas, combates e batalhas vitoriosas.


Cada Divindade tem seus passos e gestos pessoais de acordo com sua história mitológica, ao passar o tempo o devote aprimora os passos facilitando cada vez mais a comunicação corporal com os Deuses Africanos originais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário