CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Festival Afro-Brasileiro discute a questão racial em Maringá, no Paraná

Festival quer conscientizar a população sobre os problemas do preconceito racial (Foto: Roberto Furlan/Ascom/Prefeitura Maringá)


Com mais de 100 mil negros, Maringá, no norte do Paraná, vai discutir a questão racial durante todo o mês de novembro. 

No Festival Afro-Brasileiro, especialistas, interessados no tema e a população participarão de debates, exposições, oficinas e apresentações que reforçarão a necessidade de se combater o preconceito.

Durante todo o mês de novembro haverá debates, oficinas e apresentações.
Conferência Municipal de Promoção à Igualdade Racial ocorre nesta quarta.


Esta é sétima edição do festival e este ano o tema será “Descobrindo a Negritude: Heróis Negros do Brasil”. 

O festival será realizado até 30 de novembro e é realizado em paralelo a 1ª Conferência Municipal de Promoção à Igualdade Racial. 

A conferência está marcada para esta quarta-feira (4), no auditório Ney Marques, bloco D03 da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Até o fim do mês, a Biblioteca do centro vai abrigar a exposição Vila Nagô, do Centro Cultural Jhamayka. No Paço Municipal o público poderá acompanhar a exposição Cultura Afro-Brasileira de Maringá. E na Câmara Municipal estará o trabalho Nossa Cultural Ancestral.

De 16 a 30 de novembro o projeto Abrindo Gavetas expõe “Do preto ao branco, do branco ao preto crianças não albinas”, na Biblioteca da UEM, e de 17 a 30 de novembro “Fotos da Beleza Negra Maringaense”, na Câmara Municipal.

Durante o mês também serão promovidas oficinas de Abayomi, boneca de pano artesanal negra feita com sobras de panos. A primeira oficina será nesta quarta-feira, às 14h30, na biblioteca do Jardim Alvorada.  O curso é gratuito e é aberto para pessoas a partir de 11 anos.

A programação completa, de todas as oficinas, debates, premiações e apresentações, pode ser conferida no site da Prefeitura de Maringá.

Extraído do portal de notícias G1 / norte – noroeste
http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2015/11/festival-afro-brasileiro-discute-questao-racial-em-maringa-no-parana.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário