CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

MINI-SERIE MÃE DE SANTO



Mãe de Santo (minissérie)





Mãe de Santo


Informação geral


Formato Minissérie


Criador Paulo César Coutinho


País de origem Brasil


Idioma original Português


Produção


Elenco Zezé Motta


Exibição


Emissora de


televisão original Rede Manchete


Transmissão original 9 de outubro - 2 de novembro de 1990


№ de episódios 16 episódios

Mãe de Santo foi uma minissérie brasileira produzida e exibida pela Rede Manchete em 1990.

Dirigida por Henrique Martins e escrita por Paulo César Coutinho, a minissérie foi exibida de 9 de outubro a 2 de novembro de 1990 às 22:30 horas.



 Sinopse
A minissérie, que durou pouco menos de um mês, não possuía uma trama central. Uma mãe-de-santo do candomblé, vivida por Zezé Motta, narrava, em seu terreiro, várias histórias ocorridas na Bahia. Uma história diferente era narrada a cada episódio.


Foram produzidos ao total 16 episódios. A minissérie, apesar de não ter sido bem aceita pelo público e pela crítica, que a considerou muito confusa, apresentava uma boa pesquisa sobre os rituais tradicionais do candomblé, que foram mostrados de forma singular.


RepercussãoApesar de ter sido exibida após Pantanal, um dos maiores sucessos da história da Manchete, e de seu elenco formado por grandes nomes da televisão brasileira, a minissérie não obteve uma boa repercussão. A Manchete reprisou a minissérie de 18 de maio a 9 de junho de 1992, de segunda a sexta-feira às 19:30 horas.


LegadoEm seu décimo primeiro episódio, a minissérie narrou a história de Lúcio e Rafael, um casal homossexual interpretado pelos atores Raí Alves e Daniel Barcellos, respectivamente. Durante este episódio, a Manchete veiculou o primeiro beijo entre homens da história da televisão aberta brasileira.[1] É interessante notar que também se trata de um beijo interracial. Em 25 de abril de 2008, a cena foi colocada no site de compartilhamento de vídeos YouTube, sendo vista mais de 40 mil vezes desde então.

Devido à baixa repercussão da minissérie, o fato passou despercebido e quinze anos depois, durante a discussão sobre se a Rede Globo iria ou não veicular o beijo gay gravado para o último capítulo da telenovela América, muitos afirmavam erroneamente que, se exibido, aquele seria o primeiro beijo gay da televisão aberta brasileira.
Da mesma maneira, também foi afirmado que o beijo gay da minissérie Queridos Amigos, exibida pela Globo no início de 2008, foi o primeiro.


ElencoPor ordem alfabética


Ângela Correa como Iemanjá


Aracy Cardoso


Cláudia Magno


Daniel Barcellos como Rafael


Ester Góes


Giuseppe Oristânio


Iléa Ferraz


Ítala Nandi


Jairo Lourenço como Luiz Antônio


Júlia Lemmertz


Luísa Thiré


Maria Ceiça


Raí Alves como Lúcio


Thiago Justino


Zezé Motta como Iyalorixá
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário