CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

sábado, 18 de junho de 2011

* * * * * OS ORIXÁS E SUAS ORIGENS




Quando falamos de orixá, falamos de uma força pura, geradora de uma série de fatores predominantes na vida de uma pessoa e também na natureza.


Mas, como surgiram os orixás?

Quais as suas origens?


Quando Olorum, Senhor do Infinito, criou o Universo com o seu ófu-rufú, mimó, ou hálito sagrado, criou junto seres imateriais que povoaram o Universo.

Esses seres seriam os orixás que foram dotados de grandes poderes sobre os elementos da natureza.

Em verdade, os orixás são emanações vindas de Olorum, com domínio sobre os 4 (quatro) elementos:






Fogo,



Água,


Terra e



Ar



e ainda dominando os reinos vegetal e animal, com representações dos aspectos masculino e feminino, ou seja, para todos os fenômenos e acidentes naturais, existe um orixá regente.


Através do processo de constituição física e diante das leis de afinidades, cada ser humano possui 01 (um) ou mais orixá, como protetores de sua vida, a eles sendo destinados formas diversas de culto.




Um outro aspecto a ser analisado sobre a tradição de orixá e sua origem seria a de que alguns orixás seriam, em princípio, ancestrais divinizados que em vida estabeleceram vínculos que lhes garantiam um controle sobre certas forças da natureza, como o trovão, o vento, as águas doces, ou salgadas, ou então, assegurando-lhes a possibilidade de exercer certas atividades como a caça, o trabalho com metais, ou ainda, adquirindo o conhecimento das propriedades das plantas e de sua utilização.



O poder axé do ancestral-orixá teria, após a sua morte, a faculdade de encarnar-se momentaneamente em um de seus descendentes durante um fenômeno de possessão por ele provocada.



A passagem da vida terrestre à condição de orixá aconteceu em momento de paixão como nos mostram as lendas dos orixás.





Xangô, por exemplo, tornou-se orixá em um momento de contrariedade por se sentir abandonado, quando deixou Oyó para retornar à região de Tapá.

Somente Obá, sua primeira mulher,e sua Rainha o acompanha na fuga e, por sua vez, ela entrou debaixo da terra depois do desaparecimento de Xangô.

Suas duas outras mulheres Oxum e Oyá tornaram-se rios que tem seus nomes, quando fugiram aterrorizadas pela fumegante cólera do marido por ter sido destronado.




Como relatei, esses antepassados não morreram de forma natural; e sim, sofreram uma transformação nos momentos de crise emocional provocada pela cólera ou outros sentimentos.






A origem é a própria terra.

E segundo a tradição yorubá, alguns orixás foram seres humanos possuidores de um axé muito forte e de poderes excepcionais.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário