CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

quinta-feira, 24 de maio de 2018

O calendário iorubá: Kojoda



O calendário iorubá (Kojoda) inicia o ano de 3 junho a 2 junho do ano seguinte. 

De acordo com este calendário, o ano 2008 d.C. do Gregoriano é o ano e uma era de 10050 aC. da cultura iorubá.


Entretanto, segundo Paula Gomes, Embaixadora Cultural do Alaafin Oyo , tal calendário do ano 10.050 trata-se de especulação diaspórica, pois tal ano é culturalmente desconhecido entre os iorubas, não havendo nenhuma comemoração com base nesta data.


Axa Orixa Alaafin Oyo publicou vídeo no qual Chief Sangodare Ajala, sacerdote de Xangô em Oxobô, esclarece que o ano novo ioruba tem início com a colheita do inhame, e isto varia de um local para outro; também publicou newsletter sobre o tema.


A semana iorubá tradicional tem quatro dias. Os quatro dias que são dedicados aos orixás como segue:

Dia 1 é dedicado a Obatalá (Sopanna, Ìyáàmi, e o Egungun)

Dia 2 é dedicado a Orunmila (Esu e Osun)

Dia 3 é dedicada a Ogum (Òsóòsì)

Dia 4 é dedicado a Sango (Oya) 

Para conciliar com o calendário gregoriano, o povo iorubá também mede o tempo em sete dias por semana e quatro semanas por mês. 

O calendário de quatro dias foi dedicado à Orixás e o calendário sete dias é para fazer negócios

Os sete dias são: Ojo-Aiku (Domingo), Ojo-Aje (Segunda-feira), Ojo-Ishegun (Terça-feira), Ojo-Riru (Quarta-feira), Ojo-Bo/Alamisi (Quinta-feira), Ojo-Eti (Sexta-feira) e Ojo-Abameta (Sábado).

O tempo é medido em isheju (minutos), wakati (horas), ojo (dias), ose (semanas), oshu (meses) e odun (anos). Existem 60 (ogota) isheju em 1 (okan) wakati; 24 (merinlelogun) wakati em 1 ojo; 7 (meje) ojo em 1 ose; 4 (merin) ose em 1 oshu e 52 (ejileladota) ose em 1 {okan) odun. Existem 12 (mejila) oshu em 1 (okan) odun.

“KṒJṒDÁ” - 'Ki ṓjṓ dá: o dia pode ser (claramente previsível), calendário'.

KṒJṒDÁ 10053 / Calendário 2011–2012 

ÒKÙDÚ 10053 / junho 2011

ȮSĖ 91st 1st 2nd 3rd 4th 5th 6th 7th 8th 9th

ṓjṓ-Ṡàngó /Jakuta 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Ṓjṓ-Ȯrùnmílá /Ìfá / Awo 11 12 13 14 15 16 17 18 19

ṓjṓ-Ògún 20 21 22 23 24 25 26 27 28

Ṓjṓ-Ȯbàtálá 1 29 30


O calendário tradicional iorubá (Kojoda) tem uma semana de 4 dias e 91 semanas no ano. 

O ano yoruba vai desde 03 de junho de um ano do calendário gregoriano a 2 de junho do ano seguinte. De acordo com o calendário elaborado pelo pensador, Remi-Niyi Alaran, o ano gregoriano 2011 AD é o ano 10053 dos registros iorubanos de tempo.

 Com as invasões culturais britânica e européia coloniais, veio a necessidade de conciliar com o calendário gregoriano: O povo iorubá também mede o tempo em sete dias por semana e 52 semanas por ano.

KṒJṒDÁ 10053 / Calendário 2011–2012

ÒKÙDÚ 10053 / junho 2011

ȮSĖ semana 22nd 23rd 24th 25th 26th

ṓjṓ-Àíkú Domingo 5 12 19 26

ṓjṓ-Ajé Segunda-feira 6 13 20 27

ṓjṓ-Ìṡḗgun Terça-feira 7 14 21 28

ṓjṓ-RíRú Quarta-feira 1 8 15 22 29

Ṓjṓ-RuBȯ Quinta-feira 2 9 16 23 30

Ṓjṓ-Ėtì Sexta-feira 3 10 17 24

Ṓjṓ-Àbámḗta Sábado 4 11 18 25

Os dias são: Ojo-Orunmila/Ifa, Ojo-Shango/Jakuta, Ojo-Ogun, e Ojo-Obatala. Os meses são: Sere (Janeiro), Erele (Fevereiro), Erena (Março), Igbe (Abril), Ebibi (Maio), Okudu (Junho), Agemo (Julho). Ogun (Agosto), Owere(Owewe) (Setembro), Owara(Owawa) (Outubro), Belu (Novembro), e Ope (Dezembro).

Meses: 

Sere/ Janeiro

Erele / Fevereiro

Olokún = Orixá de Okún, os mares ou oceanos profundos, padroeiro dos marinheiros, e guardião das almas perdidas no mar. Erele/Fev 21-25

Erénà / Março
Ritos anuais de passagem para os homens. Èrèna/Março 12 – 28

Oduduwa (odudu, o pigmento escuro; ni ewa, é a beleza) / Iyaagbe (iyá, mãe; agbe, que recebe) = Orixá da Terra e matriarca do Ayé. Oduduwa dota o pigmento da pele de ébano escuro que concede maiores presentes da espiritualidade, beleza e inteligência ao portador. A essência do amor procriador. Èrèna/Março 15 – 19

Oshosi = Oríṣà (Orixá) da aventura e a caça. Èrèna/Março 21 – 24:

Igbe / Abril
Ogun = Oríṣà do metal e artesanato de guerra e de engenharia. O guardião da verdade e executor da justiça, como tal patrono das profissões jurídicas e de aconselhamento que deve jurar defender a verdade ao morder um pedaço de metal.

Oshun = Oríṣà da Fertilidade e guardiã da essência feminina, que orienta gestações a termo. O Igbe inicia no último sábado de abril, durante 5 dias.

O início da estação chuvosa (primavera)

Èbìbí / Maio
Egungun (Comemoração dos Ancestrais, incluindo fundadores da comunidade e mortos ilustres. O Èbíbí: começa no último sábado de maio, durante 7 dias

Okudu / Junho
Okudu 03:O início do Ano Novo yoruba (2008 é o ano da cultura Yoruba 10050)
Okudu 7 - 8: Shopona (Oríṣà da doença, shopona, varíola é uma doença viral) E Osanyin (Oríṣà da medicina e patrono das profissões de cura: osan, tarde; yin, cura)
Okudu 10 - 23: Rito de passagem anual para as mulheres.
Okudu 18 - 21: Yemoja = matriarca do Òrún-Rere). Oduduwa deu à luz um menino Aganju (Terra) e Yemoja (Água) de casamento com Ọbàtala. Yemoja por sua vez, deu origem a muitos outros Orixás. O antigo reino Ile-Ifé surgiu em seu local de enterro.

Agẹmo / Julho

Ọrúnmilà / Ifá = Oríṣà da Divinação e fundador das ciências Ifá, cuja adivinhação é com 16 sementes de palmeira. Encontro em massa dos yorubas. Agẹmo: primeira e segunda semanas em Julho.
Oko (Agricultura) colheita da nova safra Yam (inhame).

Ẹlégba-Bara (Ẹlégba, aquele que tem o poder de apreender) / Eṣu (shu, para liberar a partir de ejeção; ara o corpo) = Orisa de essência masculina e Poder, que é o grande comunicador e mensageiro da vontade deOlódùmarè. Nenhuma mulher deve Bara (ba ra, esfregar com, ter relações sexuais com) um homem que não fez Ikola, (circuncisão: ike, corte; ola, que salva) em sacrifício a Elegbá. Agemo, segundo fim de semana de julho

Ṣàngo (shan, para atacar:/ Jakuta:ja, lutar; pẹlu okuta, com pedras). O Orisa de Energia - Ara (Trovão) e Manamana, fazer fogo (relâmpago), cuja adivinhação é com 16 búzios e cujo mensageiro e portador de água é Oxumarê (o arco-íris). Agẹmo: terceira semana de julho

Ogun / Agosto

Ọbàtálá = (Obà, possuir; ti ala, de visões ou Oríṣà-nla, o principal Oríṣà). Patriarca de Òrún-Rere, o céu dos espíritos ancestrais preciosos e benéficos. Como Olódùmarè é muito poderoso e ocupado para se preocupar com os assuntos de qualquer ser vivo. Ọbàtálá funciona como o principal emissário de Olódùmarè no Aye, e é o guardião da cultura Yoruba. 

O aso-ala (pano branco) usado por iniciados de Obatalá são para significar a necessidade de ser puro de intenção e ação:A punição recorrente para desajustados sociais era tentar manter pano branco limpo em clima tropical e empoeirado da África. 

A apropriação indevida de conexão aso-ala para Obatalá foi / é uma grande arma contra o Yoruba em sua resistência psicológica de invasão estrangeira, como cristãos e islâmicos convertidos foram/são doutrinados que qualquer coisa considerada "branca" é puro: a noção de que também se tornou um princípio fundamental da supremacia racialista Ogun: última semana de agosto

Òwéré / Setembro
Ọwara / Outubro
Oya (Orísà do (rio Níger odo Oya) cujo mensageiro é Afefe (o Vento), e guardiã da passagem entre o mundo físico (Aye) e o reino espiritual (Òrún). Ọwaro

Osun (Orísà do (rio Osun odo Oṣun) e padroeira do (soberano) da nação Ijebu Ọwaro, terceiro fim de semana de outubro

O início da estação seca (outono)

Shigidi (Orísà de Òrún-Apadi, o reino dos espíritos instáveis e os fantasmas dos mortos que deixaram Aye e são abandonados de Orun-Rere. Guardião de pesadelos e padroeiro dos assassinos.

Solene luz de velas para orientar o inquieto longe de sua residência, então eles se instalam em suas bonecas ou outros brinquedos. Ọwaro 30 Dia Mundial da escravidão?

Bèlu / Novembro
Òpé / Dezembro
Obajulaiye (Oríṣà de Ṣòwò (Comércio) e owo (riqueza). Òpé 15

O início da segunda estação seca (solstício de inverno)




fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_iorub%C3%A1

Nenhum comentário:

Postar um comentário