Festa de Iemanjá
Ministra Ana de Hollanda acompanhou, nesta quinta-feira, em Salvador, as homenagens à Orixá
Nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda prestigiou, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, a grande Festa de Iemanjá, tradicional homenagem dos pescadores à Rainha dos Mares para a religião afro-brasileira do Candomblé.
Em continuidade à sua agenda de visita ao estado da Bahia, que se estende até domingo, 5, a ministra teve oportunidade de presenciar uma das datas mais importantes do calendário cultural e religioso do estado, acompanhada pelo presidente da Funarte, Antonio Grassi e pelo secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli.
Eles foram recebidos pelo músico baiano Carlinhos Brown e pelo presidente da Colônia de Pescadores Z1, Marcos Souza, o “Branco”.
A ministra Ana ressaltou a importância da data, manifestação que, em suas palavras, “simboliza bem a contribuição dos africanos para o Brasil”.
Domingos Leonelli, secretário de Turismo, adiantou que há uma equipe de filmagem fazendo todo o registro dessas manifestações.
“A nossa intenção é fazer vídeos sobre essas festas e mostrá-los nas feiras e eventos de turismo no Brasil e no exterior”, contou.
Na manhã desta sexta-feira, a ministra se encontra com o governador da Bahia, Jaques Wagner.
Para encerrar sua visita ao estado, no domingo ela assiste às 11h, no Teatro Castro Alves, a apresentação do Cortejo Afro com participação especial de Luiz Melodia.
Casa de Cultura Jorge Amado
Também na manhã desta quinta-feira, antes de seguir para os festejos a Iemanjá, a ministra Ana de Hollanda encontrou-se com o secretário de Cultura de Ilhéus e presidente do Fórum de Dirigentes Municipais da Bahia, Maurício Corso, que lhe entregou o pedido de restauração do casarão que abriga a Casa de Cultura Jorge Amado, em Ilhéus, por ocasião do centenário de nascimento do escritor, que acontece em agosto de 2012.
O encontro ocorreu na sede da Representação Regional do MinC, em Salvador, com a presença da representante regional do MinC, Monica Trigo.
A ministra ficou de encaminhá-lo para a avaliação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao ministério da Cultura, órgão responsável pela preservação de prédios com relevância histórica e cultural no país.
(Texto: Márcia Moreira – Ascom/RRBA/MinC)
(Fotos: Roberto Abreu – Ascom/MinC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário