CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

domingo, 24 de abril de 2011

* SINCRETISMO DE OGUN = São Jorge (23 de Abril)


O SINCRETISMO CATÓLICO-UMBANDA



O sincretismo católico-umbanda foi obra dos próprios escravos.

Raça dominada, conduzida ao Brasil a ferro, nos navios que faziam o tráfico humano, os africanos seguiram as leis históricas que presidem as relações entre os povos.

Quando dois povos diferentes passavam a viver conjuntamente, produz-se uma série de acomodações e adaptações, tanto da parte do vencedor como do vencido.


O africano não abandonou as suas crenças religiosas.

Simplesmente, procurou acomodar-se a situação e o processo mais inteligente foi exatamente o de comparar as qualidades dos seus ORIXÁS com as dos Santos católicos.

Tomaram como base o Santo mais adorado do lugar: daí, algumas alterações verificadas no sincretismo, especialmente na Bahia e no Rio de Janeiro.


Os Senhores achavam graça no sincretismo e, considerando os africanos ignorantes, consentiam na prática bem disfarçada de seus cultos.

E assim, graças à inteligência dos sacerdotes africanos, as suas antiqüíssimas e sábias idéias religiosas puderam sobreviver até hoje, apesar da intolerância de uma ou outra autoridade policial atrasada.

E que a UMBANDA é uma das mais antigas religiões da humanidade e, contra ela não adianta a burrice de um simples mortal.


EXEMPLOS:


NO RIO


OXALÁ ALUFAN = Senhor do Universo


OXALÁ GUIAN = Jesus Cristo


YEMANJÁ = Nª.Srª. da GLÓRIA (15 de Agosto)


OXUN = Nª.Srª. da CONCEIÇÃO (8 De Dezembro)


OXUN Cobra Coral = Nª.Srª. de NAZARÉ


YANSAN = Santa Bárbara (4 de Dezembro)


XANGÔ = São Jerônimo (29 de Setembro)


XANGÔ OBOMI = São João (24 de Junho)


NÃNÃ = Santa ANA


OMOLU = SÃO LÁZARO


OXOSSI = São Sebastião (20 de Janeiro)


OGUN = São Jorge (23 de Abril)


IBEIJI = São Cosme e São Damião (27 de Setembro)


EXU = Santo Antônio da Penha (13 de Junho).


NA BAHIA


OXALÁ = N.Senhor do Bonfim


YEMANJÁ = Nª.Srª. da Conceição


OXUN = Nª.Srª. das Candeias e Nª.Srª. Aparecida


YANSAN ou OYÁ = Santa Bárbara


XANGÔ = São Jerônimo


OXUMARÊ = São Bartolomeu


NÃNÃ = Santa Ana


OMOLU ou ABALUAIÊ = São Lázaro e São Roque


LOCUNÊDÊ = Santo Expedito


OXOSSI = São Jorge


OGUN = Santo Antônio.


Como se vê, a diferença mais notável é quanto a Oxossi e OGUN.

Enquanto no Rio, OGUN é equiparado a São Jorge, na Bahia é Santo Antônio. OXOSSI que, no Rio, é São Sebastião, na Bahia é São Jorge.


YEMANJÁ E OXUN são comparadas a Nossa Senhora, sob diversas invocações. Os Nagôs, ao que parece, consideram OXÚN "faceira e vaidosa", concepção que diverge da adotada no OMOLOCÔ do Rio, para o qual OXÚN é o símbolo da "dona de casa".


Na verdade, o sincretismo não passa de um fenômeno histórico sem influência alguma na filosofia religiosa de Umbanda. Os orixás, são orixás, os santos católicos, são os santos católicos.


Onde há coincidência é quanto ao Senhor do Universo, Deus e seu Filho. Nesse ponto, todas as religiões coincidem.

Só há um DEUS e um só FILHO DE DEUS. DEUS é DEUS.

Tem ELE, na Umbanda, os nomes de Zambi, OLORUN; ZAMBI, no Omolocô; no NAGÔ. Chamam-no também, OXALÁ ALUFAN, sendo JESUS CRISTO O OXALÁ GUIAN, isto é, OXALÁ NOVO.


Enquanto os santos católicos e os orixás são entidades espirituais diferentes, Jesus Cristo é a mesma pessoa de OXALÁ GUIAN (ou OXAGUIAN).


Quem tiver vocação para os estudos religiosos, analise bem o significado do culto da visita dos 3 Reis Magos (um africano, um europeu e um asiático) a Jesus Cristo em seu nascimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário