O SINCRETISMO CATÓLICO-UMBANDA
O sincretismo católico-umbanda foi obra dos próprios escravos.
Raça dominada, conduzida ao Brasil a ferro, nos navios que faziam o tráfico humano, os africanos seguiram as leis históricas que presidem as relações entre os povos.
Quando dois povos diferentes passavam a viver conjuntamente, produz-se uma série de acomodações e adaptações, tanto da parte do vencedor como do vencido.
O africano não abandonou as suas crenças religiosas.
Simplesmente, procurou acomodar-se a situação e o processo mais inteligente foi exatamente o de comparar as qualidades dos seus ORIXÁS com as dos Santos católicos.
Tomaram como base o Santo mais adorado do lugar: daí, algumas alterações verificadas no sincretismo, especialmente na Bahia e no Rio de Janeiro.
Os Senhores achavam graça no sincretismo e, considerando os africanos ignorantes, consentiam na prática bem disfarçada de seus cultos.
E assim, graças à inteligência dos sacerdotes africanos, as suas antiqüíssimas e sábias idéias religiosas puderam sobreviver até hoje, apesar da intolerância de uma ou outra autoridade policial atrasada.
E que a UMBANDA é uma das mais antigas religiões da humanidade e, contra ela não adianta a burrice de um simples mortal.
EXEMPLOS:
NO RIO
OXALÁ ALUFAN = Senhor do Universo
OXALÁ GUIAN = Jesus Cristo
YEMANJÁ = Nª.Srª. da GLÓRIA (15 de Agosto)
OXUN = Nª.Srª. da CONCEIÇÃO (8 De Dezembro)
OXUN Cobra Coral = Nª.Srª. de NAZARÉ
YANSAN = Santa Bárbara (4 de Dezembro)
XANGÔ = São Jerônimo (29 de Setembro)
XANGÔ OBOMI = São João (24 de Junho)
NÃNÃ = Santa ANA
OMOLU = SÃO LÁZARO
OXOSSI = São Sebastião (20 de Janeiro)
OGUN = São Jorge (23 de Abril)
IBEIJI = São Cosme e São Damião (27 de Setembro)
EXU = Santo Antônio da Penha (13 de Junho).
NA BAHIA
OXALÁ = N.Senhor do Bonfim
YEMANJÁ = Nª.Srª. da Conceição
OXUN = Nª.Srª. das Candeias e Nª.Srª. Aparecida
YANSAN ou OYÁ = Santa Bárbara
XANGÔ = São Jerônimo
OXUMARÊ = São Bartolomeu
NÃNÃ = Santa Ana
OMOLU ou ABALUAIÊ = São Lázaro e São Roque
LOCUNÊDÊ = Santo Expedito
OXOSSI = São Jorge
OGUN = Santo Antônio.
Como se vê, a diferença mais notável é quanto a Oxossi e OGUN.
Enquanto no Rio, OGUN é equiparado a São Jorge, na Bahia é Santo Antônio. OXOSSI que, no Rio, é São Sebastião, na Bahia é São Jorge.
YEMANJÁ E OXUN são comparadas a Nossa Senhora, sob diversas invocações. Os Nagôs, ao que parece, consideram OXÚN "faceira e vaidosa", concepção que diverge da adotada no OMOLOCÔ do Rio, para o qual OXÚN é o símbolo da "dona de casa".
Na verdade, o sincretismo não passa de um fenômeno histórico sem influência alguma na filosofia religiosa de Umbanda. Os orixás, são orixás, os santos católicos, são os santos católicos.
Onde há coincidência é quanto ao Senhor do Universo, Deus e seu Filho. Nesse ponto, todas as religiões coincidem.
Só há um DEUS e um só FILHO DE DEUS. DEUS é DEUS.
Tem ELE, na Umbanda, os nomes de Zambi, OLORUN; ZAMBI, no Omolocô; no NAGÔ. Chamam-no também, OXALÁ ALUFAN, sendo JESUS CRISTO O OXALÁ GUIAN, isto é, OXALÁ NOVO.
Enquanto os santos católicos e os orixás são entidades espirituais diferentes, Jesus Cristo é a mesma pessoa de OXALÁ GUIAN (ou OXAGUIAN).
Quem tiver vocação para os estudos religiosos, analise bem o significado do culto da visita dos 3 Reis Magos (um africano, um europeu e um asiático) a Jesus Cristo em seu nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário