Ontem dia 21 de junho de 2005, estava a me recolher quando vários telefonemas à minha residênica fizeram que eu sintonizasse a Rede TV, canal 6 aqui do Rio de Janeiro, estavam lá 3 pastores e 3 pais de santo e desfiando a carniça estava uma ave de rapina chamado de PADRE QUEVEDO.
Debateram horas a fio , como numa arena o público votava por telefone e no final de cada assunto proposto o urubu QUEVEDO se deliciava com o que sobrava, só carniças.
Os assuntos propostos eram realmente os de utilidade pública, mas o que chama a atenção é que nos debates, os cristãos se impõe como se fossem os verdadeiros filhos de deus, os donos do paraiso, quando portam a Bíblia como se fosse um código Penal e se comportam como verdadeiros juizes ao falar que isso ou aquilo é proibido e mostram versículos, parágrafos e recitam o que vai em desencontro com a palavra de Deus de Israel. Sem saberem portanto que Deus é o mesmo porém temos várias formas de cultuá-lo, pois não estaria Deus com esse propósito de ser adorado por várias culturas, vários povos diferentes?. Baseio-me nessa crença quando leio a passagem que narra a CONSTRUÇÃO DA TORRE DE BABEL, na Bíblia, nela é falada como foram criadas as línguas e, com esta, acredito eu, várias formas de expressar a nossa cultura custumes e crenças religiosas.
Quem lucra e quem perde com isso? - infelizmente, apesar de terem perdido num resultado de votos de PASTORES X PAIS DE SANTO de 78% a 22% eu parabenizo aqueles zeladores pelas suas coragens em enfrentar, num programa ao vivo, os poderosos defendendo sua religião oligárquica. Mas devemos atentar para que o nosso Congresso Nacional sancione com urgência a lei que regulará a didática para nossa religião fazendo com isso que obras de autores respeitáveis dentre eles Rogger Bastidles, Juana Elbein dos Santos etc. Venham unificar a prática da nossa religeão que ao meu ver, ainda se encontra no beco da escuridão e do caus da transmissão da cultura oral.
No final do programa o URUBU QUEVEDO é chamado para visitar não um pastor mas sim um terreiro de candomblé onde se mostra durante todo o tempo como desafiante, culminando ao chutar um oberó com as mandigas daquele zelador daquela casa. A pergunta fica no ár para meus leitores- UM OBERÓ COM AQUELAS MANDINGAS não deveria ser tão sagrado quanto aquela NOSSA SENHORA APARECIDA quebrada ao vivo num programa da REDE RECORD, notícia essa que teve uma repercursão nacional tendo o desfecho com um processo criminal contra A IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS ? Não estaríamos, nos mesmo indiscriminando nossa religião quando deixamos de processá-lo? Essa e outras perguntas, só você, caro leitor, poderá responder, pois como a religião é algo muito subjetivo (pessoal).
DE QUEM SERÁ A CULPA DE ESTARMOS SENDO RIDICULARIZADOS?
LUCIANA GIMENES?
Nome: Luciana Gimenez Morad
Data de Nascimento: 03 de novembro de 1970
Local: São Paulo - SP - Brasil
Profissão: Modelo e apresentadora de televisão
Idade em que começou a trabalhar: profissionalmente 13 anos
Filha de: Vera Regina Oliveira Gimenez (atriz) e João Alberto Abu Morad (empresário)
Descendente de: Espanhóis e Libaneses
Morou no exterior: desde os 17 anos de idade
Cidades do mundo em que já morou: São Paulo, Rio de Janeiro, Paris, Hamburgo, Milão, Londres e Nova York Griffes.
Para quem já trabalhou: Azzedine Alaïa, Kourrèges, Katherine Hamnett, Chanel, Plein Sud, David Fielden, Bella Freud, Ben de Lisi, Clements Ribeiro, Lenny, Osklen, Água de Coco, Rigy, Santa Ephygênia, Yes Brazil, Reina Fransheska, Charlie Brown, Lisa Ho, Myers, Marks & Spencers, Morg
(dados tirados do site oficial da Rede tv) http://www.redetv.com.br/programas/superpop/index.aspx?pcd=2&pcdg=1
Não, com certeza, não, ela é apenas uma apresentadora de TV que tenta levar os assuntos polêmicos ao público, e como tal se comportou, durante todo o programa, com uma forma digna e imparcial, permitindo apenas que a briga naquela arena tivesse o seu desenrolar.
PADRE QUEVEDO?
Não, apesar de ser o abutre daquela entrevista apresentando o quadro PADRE QUEVEDO QUE MEDO e ser tão incoerente ao falar da nossa religião, sem nem ao menos apresentar o menor conhecimento que seja sobre o candomblé, misturando práticas oriundas da Europa medieval com a cultura advinda da àfrica, ele não o faria se não abríssemos as portas de nossos templos.
OS CRISTÃOS?
Não sei. Estes, além de terem provocado, ao longo da história da humanidade grandes massácres, como o das Cruzadas, vem em tempos modernos, com outras ramificações da mesma religião, que diz pregar a palavra de Cristo, vem provocando grandes insatisfações, invadindo outras crenças, tentando se impor através da força, como em muitos casos, colocando cruzes de sal grosso nas portas de templos espiritas, quebrando imagens ao vivo em programas de televisão, em seus cultos não se atacam outra coisa a não ser o espiritismo, porém praticando-o na forma de exorcisar os demonios que ali frequentam, o que na opiniões de outros cristãos seria aquilo também uma prática de espiritsmo. Intolerantes que, com certeza, se não forem parados a tempo, provocarão nesse lindo país chamado Brasil, onde a liberdade e prática de creças religiosas é garantida por Lei, uma futura guerra civil e é o que temos visto na Palestina, BERÇO DA CIVILIZAÇÃO CISTÃ. Aqui fica a pergunta para este parágrafo - será que o Cristianismo nasceu para este fim, ou da guerra? Pois lá em século distante para resolver o problema da EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA do sistema político economica e social denominado FEUDALISMO o PAPA concorda com os Reis da Europa em mandar sua população para conquista de terras de árabes Utomanos, não por precisar de mais terras, mas sim porque tinha que dizimar parte da população daquela Região.
SOMOS NÓS, OS CANDOMBLECISTAS?
Não sei. Na minha opinião, deixado adentrar em nossas portas muitas coisas nojentas, radicais e soberanas que estão tentando dizimar nossa crença. Crença essa que sobreviveu há milheres de ano, desde o seu criador MOHAD MAD ALAIN também estaríamos contribuindo para tal.
AS GRANDES PERGUNTAS FICARAM PARA O FINAL:
Caro e querido leitor, o que aconteceria se ao tentar repetir o que PADRE QUEVEDO fez com um oberó, imagem que assemelhei ao daquele bispo em 1995 quebrando uma imagem de Nossa Senhora Aparecida ao vivo na Rede Record , rasgando uma página da Bíblia ao vivo como o progama mostrou?, mostrando protestar aquilo que querem nos impor como um Código Penal ou Civil sei lá o que ? Seríamos processados, certo? E um oberó com comidas sagradas já arriado ao pé de um dos simbolos sagrados do candomblé não teria o mesmo valor de crença? Por que não temos a iniciativa de fazer valer em lei que aquele objeto, para nós, tem o mesmo valor de uma página da Bíblia Sagrada?. Se não fizermos isso, quem o fará?
Para finalizar, parabinizo a Rede TV por saber tocar num assunto tão polêmico com total discrição e imparcialidade, pois acredito que uma REDE DE TV tem a responsabilidade de lavar ao público o que esse pede, porem tendo a responsabilidade de agir de modo imparcial deixando apenas que a opinião pública se manifeste, como o que aconteceu ontem através de seus telespectadores e também pela imparcialidade da apresentadora LUCIANA GIMENES. Porém o meu objetivo é cada vez mais tentar mostrar aos seguidores desta religião que os tempos mudaram, os que não detiverem cultura como arma de luta ficarão para trás como mobílias velhas e quebradas, que precisamos cada vez mais nos impormos com sabedoria para que futuramente nossos netos, bisnetos, tataranetos etc. possam herdar a cultura milenar que sobreviveu, até aqui, porém mais adiante não sei, dos nossos antepassados.
O meu motumba, o meu kolofé e meu mukuyu aos meus mais velhos e todos que tiverem acesso ao artigo desta coluna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário