As insígnias pertencentes ao Orixá são:
-OFÁ (arco e a flecha de metal, conjugados): Com ele, Oxossi abate os javalis, as feras.
É o símbolo do poder e da infalibilidade, com o qual o ancestral africano caçador foi reconhecido por excelência e detentor do título Osówusí, caçador de uma flecha.
O título enuncia o poder certeiro do Ofá. Simboliza arma de proteção e defesa.
Este dado refere-se à função de guardiões protetores do lugar, e isto pode estar relacionado com seu material, o ferro.
Além do poder infalível do Ofá, o iniciado ao culto de Oxossi recebe o poder assentado no Ogê.
-OGÊ - Um emblema caracterizado por dois chifres de touro, que emite o poder de comunicação do iniciado com o Orun, o céu sobrenatural, e o Aiyê, terra dos humanos, chamados olukoohum, ou seja: “senhor, escuta minha voz”.
-IRUKERÊ (Símbolo dos Reis na África e dominador de Égúns): Oxossi usa Irukerê, uma espécie de chicote, feito com pelos do rabo do touro, presos a um couro duro, constituindo um cabo, e revestido com um couro fino, ornado com contas e cauris (búzios).
É um dos principais instrumentos dos caçadores e detém poderes sobrenaturais.
O objetivo maior é dominar os espíritos da floresta, pois o rabo do animal como fica voltado para trás, ou seja, para o passado e para os espíritos dos mortos.
O Irukerê também serve para espantar os mosquitos e sobretudo as abelhas — mensageiras de Oxossi, que deixam o seu mel aos pés de Iroko ou do Apáoká, a verdadeira mãe de Oxossi, a que lhe deu o tesouro, que nada mais é do que o mel alimento real e o Àxé principal das divindades femininas.
As abelhas representam os espíritos de antepassados femininos que povoavam a floresta.
Na África nem um caçador, se aventuraria, a ir à floresta sem seu Irukerê.
É preparado com pós e remédios de diversos tipos, assim como folhas e fragmentos triturados dos animais sacrificados.
Antes de serem presas, as raízes dos pelos devem durante algum tempo, ficar imersas num pote com uma combinação de elementos que constituem um Axé especial, que lhe conferirá suas atribuições necessárias.
Não é apenas mais um emblema, tem o poder de manejar e controlar todo tipo de espíritos da floresta.
Os pelos do rabo - parte posterior (poente) - representam os ancestrais, espíritos de animais e de todo tipo de espírito da floresta.
O Irukerê só era usado pelos reis africanos, pendurado no saiote.
Oxossi é o único Orixá que entra na mata da morte, joga sobre si um pó sagrado, avermelhado, chamado Arolé, que passou a ser um de seus dotes.
Este pó o torna imune a morte e aos Eguns.
Nenhum comentário:
Postar um comentário