O RITUAL DE
ÌPÀDÉ NO CANDOMBLÉ
A palavra Ìpàdé significa “encontro, reunião”.
Da contração desta palavra surgiu o termo “padé” que ficou para determinar o "ritual do padé".
Nessa ocasião, todos os membros da casa devem estar no barracão.
No momento do ìpàdé ou padé os Exus, Ancestrais, Orixás e pessoas filhos do egbé formam um conjunto muito importante.
O ìpàdé não é uma festa pública, não podendo aí nesse momento haver nenhuma conversa por parte dos participantes.
Todos permanecem abaixados, ajoelhados em esteiras sem olhar o que se passa a sua volta.
Este ato é por causa de iyamin.
Se uma pessoa levantar a cabeça em hora indevida, as iyamins podem cegar esta pessoa naquele momento.
No ato do ìpàdé, só a Ìyamoró pode entrar e sair do barracão, pois a ela foi conferido um objeto (cuia) que a proteje como escudo dos perigos das ajé(iyamin).
Na verdade, o ìpàdé é uma obrigação feminina.
Não quero dizer com isso que homens não participem; apenas ressalto que quem controla o ìpàdé são as Iyá Mí Ajé ou “As Grandes Mães Feiticeiras”.
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