Muito se indaga sobre esse fator
Para os yorubás , a vida não se finda com a morte.
Àtúnwa, é o nome dado ao processo divino de existência única:
A continuidade da vida. Olodumare , o supremo deus yorubá
No momento do nascimento oferece aos homens um conjunto de forças sagradas que possibilita a vida.são elas:
Ara: o corpo físico vindo da lama.
Ese: elementos do organismo humano.
Okan: coração físico e espiritual - órgão que centraliza o poder de vida e sede da inteligência, do pensamento e da ação.
Ojiji: essência espiritual.
Emi: o sopro divino de vida.
Ori: a individualidade e a identidade.
Odu: o destino e o caminho a ser percorrido.
Asé: força movimentadora da vida.
Orisá: guardião de cada existência humana.
Todos estes aspectos não morrem...voltam as suas origens, isto é, ao orun, pois pertencem a olorun e só ele pode liberá-las.
Estas forças divinas, animaram os antepassados, os ancestrais, as raízes mães do asé orisá, ao partirem do aiyê e voltam ao aiyê para animar seus descendentes e discípulos. A ancestralidade confirma a imortalidade, pois a vida continua no orun como ancestrais.
Do orun a ancestralidade a tudo assiste.no culto de orisá, ancestrais significa:
"Aqueles que um dia tiveram a energia de vida no aiyê e que cuja energia de vida é repassada as novas gerações, garantindo a continuidade da vida e do culto aos deuses africanos”.
"Como conclusão a vida presente depende da vida passada de nossos ancestrais”.
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