CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

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sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

SOBRE A ANCESTRALIDADE





Muito se indaga sobre esse fator



Para os yorubás , a vida não se finda com a morte.



Àtúnwa, é o nome dado ao processo divino de existência única:



A continuidade da vida. Olodumare , o supremo deus yorubá



No momento do nascimento oferece aos homens um conjunto de forças sagradas que possibilita a vida.são elas:



Ara: o corpo físico vindo da lama.



Ese: elementos do organismo humano.



Okan: coração físico e espiritual - órgão que centraliza o poder de vida e sede da inteligência, do pensamento e da ação.



Ojiji: essência espiritual.



Emi: o sopro divino de vida.



Ori: a individualidade e a identidade.



Odu: o destino e o caminho a ser percorrido.



Asé: força movimentadora da vida.



Orisá: guardião de cada existência humana.



Todos estes aspectos não morrem...voltam as suas origens, isto é, ao orun, pois pertencem a olorun e só ele pode liberá-las.



Estas forças divinas, animaram os antepassados, os ancestrais, as raízes mães do asé orisá, ao partirem do aiyê e voltam ao aiyê para animar seus descendentes e discípulos. A ancestralidade confirma a imortalidade, pois a vida continua no orun como ancestrais.



Do orun a ancestralidade a tudo assiste.no culto de orisá, ancestrais significa:



"Aqueles que um dia tiveram a energia de vida no aiyê e que cuja energia de vida é repassada as novas gerações, garantindo a continuidade da vida e do culto aos deuses africanos”.



"Como conclusão a vida presente depende da vida passada de nossos ancestrais”.











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