CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Janeiro o mês de Oxalá ( Mito de Oxala )

Mito de Oxala

Itán Oxalá.

Orixa-nla (Orixá nilá) não tem nenhum filho mas ele tem autoridade.

Assim, todas as crianças pertencem a ele. Quando ele era um homem muito velho, ele consultou um oráculo para saber como ele poderia se tornar um orixá que seria adorado por todo o mundo.



Orunmilá lhe pediu para sacrificar 200 elefantes. (duzentos em yoruba representa um número de maior grandeza, de muito valor, de valor quase incontável)

Como um homem velho poderia matar 200 elefantes?

Um dia ele foi caçar elefantes e viu uma cova cheia de homens, sapos, peixes e outros animais, que tinha se tornado seca e estes animais estavam em perigo de perecer. Eles ouviram o som. Ele lhes falou que estava caçando elefantes e eles disseram que se fossem salvos, eles matariam 200 elefantes para ele. Obatalá apontou a bengala dele para o Céu e recitou um encantamento. Chuva começou a cair e antes da alvorada o buraco estava cheio. Ele esperou os filhos na cova cumprir a promessa, mas ele não os viu na manhã seguinte. Ele apontou a sua bengala para o buraco. Quando ele lhes pediu que mantivessem a promessa, eles lhe falaram que eles não poderiam segurar a perna de um elefante, quanto mais matar um. Ao invés disso, eles o adorariam.

Naquele momento Obatalá se tornou um orixá a ser adorado por todos. (Oba-ti-o-nla, o rei que é grande). Conseqüentemente o nome Oba-ti-ala, o Rei de roupas brancas. Ele representa a moralidade espiritual e as leis dadas por Olódùmarè. Ele é conhecido por ter paciência em suas tarefas, compreendendo que paciência é o pai da sabedoria. Suuru ni Baba Iwà! Paciência é pai de Caráter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário