É seu direito por nascimento ser feliz, ter sucesso e realização”
1 - Seu Nome É a contração:
- orun l‘ o mo ati la
(somente o céu conhece o significado da salvação)
- Orun mo ola
(somente o céu pode efetivar a entrega)
Seu nome já é um indicador do papel desta divindade junto à humanidade.
2- Características
- É Ele quem mostra aos homens os caminhos para o encontro com seu próprio ori (condição esta que leva a um estado total de harmonia, gerando assim no indivíduo o equilíbrio/organização);
- O equilíbrio gerado pelo encontro do homem com seu ori, proporcionado por Orunmilá, não é estático, mas sim um processo dinâmico onde ordem e desordem se alternam em perfeita harmonia;
- Idéia de salvação: traz a impressão que Orunmilá desceria ao aiyê na forma de humano e através de seus ensinamentos traria a salvação.
- Sua vinda ao aiyê é relatada em mitos;
- Orunmilá está presente desde os primórdios da existência e da criação do universo e dos homens;
- Sua sabedoria pode ser revelada e conhecida através do processo de adivinhação – oráculos;
- Para poder cumprir seu papel foi lhe concedido uma especial sabedoria que é enviada aos homens (via oráculos), por escrituras sagradas chamadas de itan;
- Os itans são versos e só têm força espiritual se aclamados no idioma yorubá;
- Divindade da sabedoria: ogbon (agban);
do conhecimento: ìmò
e da ordem: elà;
- Senhor testemunho da vinda dos homens ao aiyê;
- Está em toda parte do mundo acompanhando o cumprimento dos caminhos dos homens, caminhos estes dados no momento do nascimento;
- Interventor – junto a Oludunmarê – das alterações dos caminhos dos homens: para manter ou retificar uma situação;
Okitibiri a pa ojo iku da
(o grande alterador, o que altera até a data da morte).
- Juntamente com Olodunmarê é o juiz/avaliador do cumprimento ou não dos caminhos assumidos pelo homem ao nascer.
- Advoga junto a Olorun;
- Conhece todo o passado, o presente e o futuro e por isso é conhecido comoElerin Ipin (a testemunha do destino);
- É Orunmilá quem assiste e entrega do kadara ou ipin – (carmas e provações), doori inu, dos odus, do iponri (força ancestral), do Orixá, dados aos homens por Olorun.
Alàtùúnse aiyê
(aquele que coloca o mundo em ordem)
3- Sua Posição
- Ministro de Olodunmarê na terra, para os Yorubás;
- Um conselheiro;
- Possui a incumbência de ditar novos caminhos para reposição de axé perdido - oferendas
- Desta forma é o agente da benevolência de Olorun para com os homens;
- Conhece tudo sobre as outras divindades bem como todo o destino da humanidade;
- Está presente na criação e no culto dos oris;
- Senhor que conhece a essência de cada ori;
4- Oráculos
- Grande parte de sua sabedoria e ensinamentos está reunido e é extraído dos oráculos, através de Ifá;
- O sistema de oráculos de Ifá é composto pelos odus – força cósmica, corpus ou energia - liberada por Olodunmarê;
- Os oráculos mais conhecidos são: opelé ifá e merindilogum (jogo de búzios);
- Orunmilá é a divindade encarregada de indicar caminhos e soluções, para que a ordem seja mantida;
- Ifá é a divindade utilizada por Orunmilá para que seja feita a comunicação do orun com os homens. É o patrono dos oráculos. O não cumprimento de uma determinação extraída dos oráculos e vinda de Ifá é contestar e desobedecer Orunmilá;
5- Aspecto e Moradia
- Orixá funfun;
- Habita a sala da advinhação no orun, no imenso palácio de paredes brancas e transparentes, todo ornamentado de alabastro. Ao redor do palácio um bosque com todas as espécies vegetais e animais (dóceis e pacíficos), rios de água pura como cristal que caindo em cachoeira formam piscinas de água natural, onde Ele costuma banhar-se;
- Veste-se com panos brancos que lhe cobrem somente a parte de baixo da cintura. Usa filá e iroke na mão – um bastão de marfim símbolo de sua sabedoria.
- Ornamenta-se sempre com um fio verde/marron;
- Saudação: Aboru Boxexe o!
- Não roda na cabeça de iyawôs;
- Seu culto é exclusivo dos homens, bem como seus iniciados, que recebem o nome de babalawô – (pai dos segredos); e as mulheres são suas Apetebi, no qual tem grande importância dentro do culto de Ifá.
6 - Portal
- Na mitologia africana existe um portal de comunicação entre o orun e o aiyê – seu nome àkàsó;
- Seu guardião é Onibodê;
- Nele Orunmilá acompanha a passagem do orun para o aiyê do egun que vai voltar para a vida no aiyê;
- A passagem é marcada pelo diálogo entre Onibodê e o Egun confirmando todo o axé a ele dado por Olorun- nascimento
- Todo este processo é assistido e testemunhado por Orunmilá;
7- Conclusões
A - O povo yorubá aceita a tese de que Olodumarê – apesar de ser o supremo Deus, gerou outros Deuses para o auxiliar na difícil tarefa de administrar o aiyê e o orun com seus habitantes;
B - Este pressuposto caracteriza a descentralização do poder supremo – muito diferente do Deus branco que é o único, centralizador, punitivo e absoluto;
C - Na teologia yorubá existe uma divindade responsável pelo distino dos homens, seu cumprimento, suas alterações, e reparos através dos oráculos- Orunmilá;
D- O candomblé é um culto monoteísta, pois possui um único Deus supremo gerador de todo o axé.
E- No culto jeje-nagô as oferendas ou obrigações são formas de ajuste ou reconquista do axé perdido durante as dificuldades e erros na vida.
F- Orunmilá é o Orixá determinado por Olodumarê em autorizar a realização de obrigações/oferendas como fonte de reposição de axé.
G - Na ideologia yorubá o homem deve seguir o destino traçado por Olodumarê, testemunhado e consagrado por Orunmilá, mas este destino não é um caminho fixo e inalterável. Ele é flexível e alterável, pois as buscas de axé através de Ifá, das obrigações e oferendas podem modificar os rumos do destino imposto inicialmente.
H - O homem que aperfeiçoa seu destino através da prática dos mandamentos do culto de Orixá, além de conseguir a prosperidade e a felicidade, se tornará um ancestral.
Pesquisa realizada pelo projeto “Grupo de Estudos”
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