CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Os 4 Elementos



Os 4 elementos ( fogo, água, terra e ar) são as forças vitais que compõe toda a natureza e que nos animam em todos os níveis. Todo ser Humano é composto pelos 4 elementos e para que haja uma harmonia física e psicológica é importante conhecer e equilibrar essas energias.



Na astrologia os signos são separados por elementos, então se você é de áries, leão ou sagitário o seu elemento principal é o fogo, se é de câncer, escorpião ou peixes, seu elemento principal é a água se é de touro, virgem ou capricórnio seu elemento principal é a terra, e se é de gêmeos, libra ou aquário seu elemento principal é o ar.



É necessário ressaltar que além do signo solar, devemos analisar a carta natal para saber o peso dos outros elementos em nossa personalidade.



A sabedoria antiga que chega até nós pela Tradição Iniciática nos ensina que cada elemento tem um regente (espírito da natureza) assim o elemento fogo é regido pelas salamandras, a água pelas ondinas, a terra pelos gnomos e o ar pelos sílfedes.



Para que consigamos controlar e equilibrar as energias dos elementos, temos que desenvolver o aspecto positivo e controlar os negativos em nós mesmos e no nosso temperamento.





Fogo (salamandras): é a Justiça, a decisão, o entusiasmo, a força que não conhece limites, a fé em si mesmo. Os aspectos negativos são: impaciência, intolerância, egocentrismo, injustiça, os quais devem ser controlados por meio da serenidade. As pessoas de fogo devem moderar sua energia, cultivando a calma a tranquilidade e a serenidade.





Água (ondinas): é o reino das emoções profundas, dos sentimentos, da intuição, do amor, da sensibilidade. Os signos de água vivem em seus sentimentos, é o estado emocional que determina seu comportamento. Os aspectos negativos são: temores irracionais, instabilidade, descontrole emocional, desamor, se magoa com facilidade, os quais devem ser controlados por meio da firmeza. As pessoas de água devem ser firmes consigo mesmas, não se deixando levar pelas emoções e sentimentos descontrolados.





Terra (gnomos): é a realidade do aqui e agora, do mundo material, a força de resistência e persistência. É a forma prática de lidar com a vida, a paciência, o potencial.. Os aspectos negativos são: a teimosia, apego excessivo aos bens materiais, o poder, apego a rotina, falta de imaginação, egoíismo, os quais devem ser controlados por meio da generosidade. As pessoas do signo de terra devem aprender a ser generosas, sendo menos austeras consigo mesmas e a repartir um pouco do que acumularam com os outros.





Ar (sífides): é o universo dos pensamentos abstratos, das idéias, dos ideais, é a realização através das artes, da palavra, dos pensamentos, a liberdade de expressão, a compreensão. Para os signos de ar o pensamento é tão real quanto qualquer objeto material. Os aspectos negativos são: a instabilidade, a falta de persistência, a incompreensão, podem ficar mentalmente desequilibrados, excêntricos, os quais devem ser controlados por meio da constância. As pessoas do signo de ar devem aprender a ser constantes, tomar resoluções, ter compromissos . Estude e analise as características de cada elemento em sua personalidade, procure um local tranquilo, acenda um incenso do elemento(Ar, Terra, Àgua, Fogo)que você quer trabalhar e medite sobre os aspectos positivos que você quer conquistar e os negativos que você quer abandonar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário