Busto de Jano, no Vaticano
Jano (em latim Janus) foi um deus romano que deu origem ao nome do mês de Janeiro.
Era o porteiro celestial, sendo representado com duas cabeças, representando os términos e os começos, o passado e o futuro. De fato, era o responsável por abrir as portas para o ano que se iniciava, e toda porta se volta para dois lados diferentes.
Por isso é conhecido como "Deus das Portas".
Também era o deus das indecições ,pois na mitologia se o-encontraseuma cabeça falava uma coisa e a outra cabeça falava outra coisa.
Jano.
Existem, no entanto, em alguns locais, representações daquele deus com quatro faces. Em seu templo, as portas principais ficavam abertas em tempos de guerra e eram fechadas em tempos de paz. De acordo com tradição só foram fechadas duas vezes na história — uma no reinado de Numa e outra no de Augusto.
Os romanos associavam Janus com a divindade etrusca Ani.
Curiosidades
No clássico jogo de RPG, Chrono Trigger, há uma personagem chamado Janus. Analogamente deus romano, a personagem deste clássico RPG também vive simultaneamente no passado e no futuro. Quando criança, Janus vive no passado, até que é transportado para o futuro, e passa a existir em dois tempos diferentes.
Às vezes, o Janus de Chrono Trigger parece ser capaz de prever o futuro, mas isto na verdade se deve ao fato de ele ter retornado ao seu passado, depois de adulto. Assim, faz-se passar por um profeta, quando na verdade apenas "prevê" acontecimentos que já viveu.
No filme estadunidense de 1995, 007 contra GoldenEye, o antagonista do espião britânico James Bond se chamava Janus. Nesse filme, Janus foi interpretado pelo ator britânico Sean Bean, o mesmo que interpretou Boromir no primeiro filme da série O Senhor dos Anéis.
Janus também é o nome de uma banda estadunidense de hard rock, formada em Chicago, Illinois, em 2004.
Janus é o nome de um dos clãs da família Cahill na série The 39 Clues. Os membros do Janus são relacionados à arte, como artistas, pintores, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário