CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ESPECIAL DE AGOSTO: Jagum o guerreiro Branco


Histórico .

Ajagun

O Nascimento dos 3 Guerreiros Brancos Contam os itans (lendas), que os 3 Guerreiros Brancos, Já, Jagun e Ajagunan, foram gerados do sêmem de Oxalufã dentro do casco do Igbin (caramujo), considerados portanto filhos de Oxalufã.

Portanto a Ligação dos 3 irmãos é muito grande nos enredos de santo.

Todas as pessoas que são iniciadas para esses Orixás, tem que saber o quanto é importante arrumar todo o seu complexo de Orixás Funfun (Brancos) (pois estes Orisás, não existem sem um conjunto), são ligados entre si, á Yemanjá e principalmente a Oxalufã e Ayrá, pois em uma determinada época os 3 irmãos Guerreiros: Já, Jagun e Ajagunan entram novamente no casco do Igbin (deixando a vida de seus filhos parada, estagnada por um periodo) e só quem reaquece a vida da pessoa tirando-a da estagnação é Ayrá.

E os filhos destes Orisás podem sempre que puderem estar arriando uma comida a Ayrá para que ele mantenha sua vida sempre próspera e fluindo.

Jagun teve ligaçao com as terras de Mahí sim ele foi para terras de Sapatá,Bessen e Nanã,pois conta se um itan que Jagun, Já e Ajagunan eram grande guerreiros e nao perdia uma batalha,um belo dia eles foram guerria contra umas das cidades de Osun (Osogbo)Osun detentora dos poderes de Íyá Mí,ela foi avisada pelas Agés que os 3 guerreorrao iriam invadir suas terras,Osun muito esperta foi até Ifá,ele mandou ela fazer uma oferenda a Osalá com 8 igbís e o casco dos igbís ela fizece um pó(Atin)e soprace nas entradas da cidade.

Assim ela fez,logo + tarde os tres guerreiros chegarao quando se deparou com as entradas das cidades ele ficarao cegos e tontos por horas..Nisso eles se perderao um do outro ai que aconteceu de Jagun chegar as terras de Sapatá(Obaluaye)..

Jagun la encontrou Ossayn,que lhe fez varias infusoes de folhas para curar Jagun da ceguerira e do mal estar...

Com issu Jagun passou a ter grande ligaçao com Ossayn a ponto de Ossayn da lhe o segredo da cura pelas ervas..

La tambem Jagun conheceu Yewá que foi a mulher que ele se apaixonou e ainda teve um filho..

Então Jagun por anos e anos viveu em na terras dos Vodus,junto com a familia unjí..

Com issu ele adquiriu muitos abitos iguais e passou a comer certas comidas que eles comiao.

Mas memsmo assim Jagun sempre se vestiu de branco e nunca tampou seu rosto de palha como Obalwayê..(conta tambem um itan)Que depois de anos,la na cidade de Ekití Olooke o grande senhor da montanha e rei de Ektií e pai de Osun,sentia falta de sua filha na cidade onde ela nasceu..

Osun,estava na cidade de Osogbo,então Olooke por ser muito amigo inseparavel de Obatalá,pediu a ele que enviace seu filho Osagyan para buscar Osun..Assim fez Osagyan foi buscar Osun a força,Osun nao queria vir e ele nao consiguiu traze-la de volta,pois Osun amava a cidade de Osogbo onde ela comandava sózinha tudo aquilo..

Voltou Osagyan para Obatalá sem Osun..

Osagyan com medo da reaçao de Olooke pediu a Obatala que nao deixace ele fazer nada contra ele.Olooke entaou lembrou do outro guerreiro de Osalá que se chamava Jagun e que ele muito confiava.

Olooke ao saber que Jagun tinha sofrido um golpe por feitiço de Osun,ele imediatamente mandou chamar Jagun..

Jagun entao voltou a terra de Ekití onde ele nasceu,foi perante a Oké e lhe pediu prdão por anos sumido de suas terras Olooke pediu que ele fosse buscar Osun,Jagun retrucou dizendo que ela tinha o poder das Íyas e que ele nao consiguiria,Olooke como ele que tinha outorgado a Iyas seus poderes de Agé,falou Ómo Jagun vá que nada te acontecera..

Assim fez Jagun foi chegou e trouxe Osun..

Olooke por estar tão feliz em ver sua filha de volta deu o titulo a Jagun de Jagun-Efan,que seria guerreiro de Osun ..

Ele muito grato a Jagun deu lhe o privilegio de ser uns principes de Efan e dividir o reinado do Ekiti com Osun,para que Osun sempre lembra-se dele...

Bom com issu Jagun volto a terra de Efan,mas Jagun nao esquecera as terras do Dgege onde tinha filho,mulher e amigos..

Ai demostra o prq o Efan acabou tendo ligaçao com as terras dos vodus e prq hj em dia e no antigo terreiro do Oloroke cultuava Iroko,Omolu,Bessen,nana e outros vodus..

Aqui nesses Itan explica o porque Jagun foi visto como um Vodu e como um caminho de Oluaye..

Sendo que Jagun tem seu culto nos Iorubas nas terras de Ekiti e na africa ainda tem sua cidade chamada Jagun,só procura no mapa da africa..

Entao para deixar claro Jagun ou Ajagun é um Orisá e nao um vodu,ele tem seu culto em Ektití onde nasceu,mais tambem nas terras de Mehí,Savalu,Ifé,Save e Elegibo..

Jagun foi um Orisá que muito andou recebeu muitos titulos e em cada cidade foi visto como um tal Orisá..

lembrando que a palavra Jagun pode se referi a Ogun,Obalwaye e outro guerreiros  porém Jagun Funfun só existe um..

Que é Baba Ajagun nosso grande pai e rei irmãos de Já e Ajagunan...

Jagun é um Orisá de Efan que teve ligaçao com as terras do Mahí,mas ele é um Orisá funfun e não é um vodu.Por muito tempo o culto a Jagun foi assimilado ao Omolu,sendo que no Asé Efón esta se resgatando seu culto,com cantigas,rezas própias e preceitos altamente diferente de Omolu..



Nenhum comentário:

Postar um comentário