YEMOJA ASESU
O nome Asesu significa fonte/nascente de mananciais.
Em seu culto original ela não é ligada ao mar e sim as nascentes dos rios.
Vou contar um pouco do que sei dela:
Yemoja Asesu era uma bela mulher
Muito doce e amável
Filha de Iya Olokun.Ela se casou com Okerê que era Rei de Saki, Saki é um reino vizinho a Oyó.
Okerê e Asesu eram muito felizes, o casamento era muito bom para os dois.
Porém ela ficou grávida e teve um filho. Este filho foi chamado Orugan com o passar dos anos ele se tornou um homem forte. Orugan era perverso, maligno ele olhava Asesu com malícia.
Em uma ocasião em que Okerê estava ausente Orugan tentou seduzir Asesu ela ficou horrorizada pois ela era mãe dele, ela jamais aceitaria algo assim.
Foi então que Orugan a violentou.
Yemoja Asesu se sentiu a pior das mulheres e seu sofrimento foi tanto que ela não aguentou se desmanchou em lágrimas. De tanto chorar ela se tornou um rio, Okere quando chegou tentou impedi-la de partir mas ela estava irredutível, em forma de rio ela correu em direção ao mar para se encontrar com Olokun.
Okerê tentou impedi-la e usou de seus poderes para criar uma grande montanha afim de barrar o curso do rio, mas Yemoja Asesu fez suas águas circularem a grande pedra mostrando que a água sempre acha um caminho. Ela desaguou no mar, foi buscar consolo com a mãe.
Okere ficou muito triste em perder a mulher amada. Yemoja Asesu ficou extremamente desgostosa, A violência que sofreu deixou marcas profundas nela.
Asesu não queria mais voltar a superfície e foi se aprofundando cada vez mais indo para o fundo das águas.
Ela se aprofundou tanto que em um momento ela estava a se aproximar do centro da Terra.
Quando isso aconteceu Os poderes dela se quebraram.
Mesmo um Orisa tem limites E ela ultrapassou os que tinha, Asesu teve que emergir mas quando voltou ela não era mais a mesma.
Seus poderes estavam de volta mas sua memória ficou prejudicada, ela tinha momentos de esquecimento onde não se lembrava de coisas simples.
Foi então quando voltou a superfície que ela conheceu seu segundo marido, era ele Erinlé o Odé de Ilobú. Os dois se apaixonaram logo tiveram filhos porém Asesu ja não era uma mulher doce, sofrimento que ela passou a deixou um tanto amarga.
Erinlé não quis mais ser marido dela pediu a separação, ela não viu problema em perder o marido mas viu problema em ele revelar os segredos que ela tinha confiado, na última noite juntos ela enfeitiçou Erinlé e o fez cair e um sono pesado e cortou a lingua dele.
Quando ele acordou não conseguia falar e assim os segredos de Asesu ficaram a salvo.
Nesta obsessão por manter segredo de tudo que tinha passado, ela passou a odiar os seres humanos que ficassem bisbilhotando as águas.
Nesta época todas as águas eram transparentes e qualquer um
Nas margens ou praias que olhassem para a água conseguia ver o que havia no fundo.
Ela decidiu acabar com isso e tingiu os rios e oceanos, as águas passaram a ser azuladas ou esverdeadas para que assim ninguém pudesse olhar as coisas dela.
Depois de ter feito isso muitos a chamaram de "Yemoja das águas sujas".
Ela se tornou uma poderosa feiticeira e começou a rivalizar com Osun.
Osun e Asesu nunca se deram bem, Osun ostentava longos cabelos trançados e Asesu também tinha cabelos iguais, ela resolveu que não queria que ninguém tivesse cabelo como o dela, foi até a casa de Osun com a desculpa de fazer uma visita e Osun acreditou.
Sem Osun perceber Asesu a enfeitiçou e cortou os cabelos dela quando Osun se deu conta os cabelos estavam curto, ela nem sabia como aquilo tinha acontecido, por muito tempo Osun usou Um coque (Suku) para esconder isso.
Asesu era terrível.
Até em Sango ela pôs medo, as terras dos Egba Asesu conheceu Yewa E ela se tornaram muito amigas, um dia Asesu resolveu aprontar e chamou Yewa para acompanha-la. Elas roubaram as favas de Osoosi.
Osoosi consultava Ifá com as favas mas elas roubaram dele sem ele perceber.
Asesu arranjou um barco e Yewa foi com ela navegando pelos rios e litorais.
Elas enganavam os homens jogando as favas e exigindo altos pagamentos pelas consultas.
Quando indagada de quem havia permitido a elas usar as favas, elas mentiram dizendo que Esu havia dado aval.
Esu logo ficou sabendo disso e não gostou, ele caçou as duas até encontra-las e as fez devolver todo dinheiro que haviam pego dos homens, também as fez devolver as favas
Para Osoosi.
Esu desde então tem um pé atrás com Asesu e Yewa.
Tempos depois Asesu conheceu seu terceiro marido, Aganju Sola que era sobrinho de Sango, ela se casou com ele e viveu uma intensa paixão, dizem que estão juntos até hoje.
Yemoja ama patos e tem predileção por eles em suas oferendas, toda vez que alguém lhe da um pato ela vem para contar as penas dele, eas por sua memória ser prejudicada as vezes ela perde a conta e volta ao início e perde novamente a conta e volta ao começo.
Por isso se diz que esta Yemoja É muito lenta para atender pedidos Ja que esta sempre distraída.
Eepa Omi o!
Nenhum comentário:
Postar um comentário