E um Osha guerreiro, o rei da religião Yoruba e muito popular dentro do Panteão Yoruba.
Shangó e um Osha e está no grupo dos Oshas de cabeceira.
Orisha da justiça, a dança, a força viril, os trombones, os raios e o fogo, dono dos tambores Batá, Wemileres, Ilú Batá ou Bembés, do baile e a música; representa a necessidade e a alegria de viver, a intensidade da vida, a beleza masculina, a paixão, a inteligência e as riquezas.
E o dono do sistema religioso de Osha-Ifá.
Representa o maior número de situações favorável e desfavorável.
Foi o primeiro dono e intérprete do Oráculo de Ifá, e adivinho e intérprete do Oráculo do Diloggún, Biange e Aditoto. Shangó representa e tem uma relação especial com o mundo dos Eggun.
Shangó foi o 4° Alafín (Rei) de Òyó, esta e a segunda dinastia de Oduduwa logo da destrução de Katonga, a primeira capital administrativa do imperio Yoruba.
Shangó chegou em no momento transcendental da historia Yoruba, onde as pessoas esqueçem dos ensino de Deus. Shangó foi enviado com seu irmão gêmeo por Oloddumare para limpar a sociedade para que o povo seguirá novamente uma vida limpa e os ensino do Deus único.
Logo que se coroa Rei, o povo começo a disser que Shangó era muito estrito e incluso tirano. Em aquele tempo as leies falavam, que sem um Rei deixava de ser querido por seu povo devia ser morto.
Shangó terminou com sua vida enforcado, porem regresso(voltou) em seu irmão gêmeo Angayú quem com o domínio da pólvora, acabou com os inimigos de Shangó, quem a partir de isto começou sua adoração como Orisha e foi chamado o Senhor dos Trombones.
Shangó foi um Rei guerreiro e os generais de Ibadan o amavam. Seus seguidores o viam como o recipiente de grandes potencialidades criativas. Shangó foi um dos Reis Yorubas que ajudo a construir as formações de batalha e graças a suas conquistas no império Yoruba se estende desde Mauritania até Gabón.
Se fez famoso sobre todo por sua cabalaria de guerra, a qual teve um papel fundamental na construção do imperio.
Existem outras lendas onde disse que Shangó matou a seus filhos é esposa por seus experimentos com a pólvora, logo de arrependesse converteu-se em Orisha.
Shangó foi o primeiro Awó, que despões trocou(cambiara) o Ashé da adivinhação com Orumila pela dança, por isto e muito importante no culto de IFA para os Babalawos, tendo os Babalawos uma mão de Ikines chamada mão de Shangó.
Shangó e irmão de coração com coração de Babalu Ayé(okan pelú okan). Shangó come primeiro quando se coroa este Orisha, porque foi Shangó quem o ajudo a curar suas pestes. Ossaín e o padrinho de Shangó, o nome de quem foi seu escravo e Deus e seu mensageiro chamasse Bangboshé.
Shangó significa revoltoso, suas pedras ou otanes se recolhen de cascatas ou ríos. Um dos Orishas fundamentais que devem receber quando se faz Kari-Osha Shangó e Aggayú Solá e os omo Shangó devem entrar com Aggayu Solá. Seu símbolo principal e Oshe. Oshe e um boneco talhado em cedro, não tem cabeça e um acha doublé. Oshe com o tempo e uma energia que leva carga, feita pelos Babalawos, este vive com Shangó.
Para fazer Shangó deve realizar com pelo menos 6 días de antecipação ao Osha Akua Kua Lerí uma cerimônia ao pé de um cedro ou palma real(palmeira gigante).
Seu número e 6 e seus múltiplos, porem alguns adjudicam o 4. Suas cores são vermelhas e brancas. Saúda-se ¡Kaó Kabiesilé, Shangó Alufina!
Família de Shangó.
Shangó foi esposo de Obba, Oyá e Oshún. Em alguns caminhos descende diretamente de Oloddumare, em outros e filho de Obbatala e Odduwa (Oddúa), outros o sitúam como filho de Obbatala e Aggayu Solá e também de Obbatalá Ibaíbo e Yembó, foi criado por Yemanja e Dadá. Irmão de Dadá, Orumila, Ogún, Elegúa, Oshossi e Ozun.
Diloggún em Shangó.
Shangó fala no diloggún por Obbara(6) e por Eyila Sebora(12), que e sua letra principal.
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