CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

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segunda-feira, 20 de outubro de 2014

IMOLE YANGI



Exú Yangi, pedra vermelha de laterita, pedaços de laterita cravados na terra, indicam o lugar de culto à Exú. 



Yangi é a representação mais importante de Exú e, é assim invocado:
Exú Yangi Obá Babá Exú

Exú Yangi rei, pai de todos os Exú

Exú Yangi é o Exú ancestre, o Exú Agbá. 

Oxé-tuwá, representante direto de Exú, simboliza um de seus aspectos mais importantes, o de ser encarregado e transportador das oferendas, Òjise-ebo.


Exú é o 1º nascido da existência e, como tal, o símbolo do elemento procriado. Mensageiro dos orixás , elemento de ligação entre as divindades e os homens, a um tempo mais próximo do mundo terreno e mais perto do elevadíssimo espaço celeste por onde transita Òrúnmìlà, é um orixá, é sempre a primeira divindade a receber as oferendas, justamente para que atue como um aliado e não como um rival que perturbe os procedimentos místicos desenvolvidos durante os rituais. 

Coerente com seu lugar mítico privilegiado, é ele que abre esse "corpus mitopoético" .

Princípio dinâmico e princípio da existência individualizada, Exú não pode ser isolado ou classificado em nenhuma das categorias. 

Ele é como o axé (que ele representa e transporta), participa forçosamente de tudo. 

Segundo Ifá cada um tem seu próprio Exú e seu próprio Olorún em seu corpo. 

O nome de Exú é conhecido, invocado e cultuado junto ao orixá. 

E é Ifá quem revela e permite-nos sabê-lo.




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