Sociedade Ogboni
No início da criação do mundo, Iyámi Oxorongá ( Iemanjá ), a grande mãe ancestral deu à luz a 16 filhos.
A sociedade secreta é derivada dos nomes Ogban(sábio) Oni(que é) dois filhos de Iyámi.
A sociedade Ogboni de acordo com um itã Ifá (Irosun`wonrin) foi acionada quando a Terra estava um caos imenso, as pessoas não se respeitavam, principalmente a divindade Obatalá que perdeu o controle da situação na cidade de Ilê Ifé.
Iyámi ao perceber que esta luta entre seus filhos mais velhos poderia causar a completa destruição, obrigou-os a fazer um pacto de irmandade, jurando sobre determinado amuleto sagrado que nunca mais lutariam entre si, desta forma então nasceu a primeira sociedade secreta do mundo que seria nomeada, conforme os nomes dos irmãos, Sociedade Ogboni.
A sociedade secreta Ogboni é temida e respeitada por todos que a conhecem, sendo a segunda corte judicial em terras Yorubá.
Esta sociedade possui a finalidade de proteger a comunidade e manter o estabelecimento da ordem.
A esta sociedade somente poderão ser filiadas aquelas pessoas que mantenham um comportamento ético, moral, e social exemplar, não importando seu nível intelectual, raça, procedencia ou sexo.
Entre os participantes desta sociedade estão os membros ativos que realizam os ritos e cerimônias secretas como Babalaôs, Ojés, Alapinis etc.
Desta sociedade também participam políticos, doutores, advogados, militares e anciãos da comunidade.
Durante os séculos, muitas irmandades foram criadas seguindo os mesmos princípios da Sociedade Ogboni e obtiveram muito sucesso.
Os Ogboni falam a língua Yorubá, mas internamente possuem um vocabulário secreto com o qual realizam determinados rituais.
Os Ogboni são chamados de Omo-Oduduwá, Oduduwá é a Deusa criadora da Terra.
Eles são chamados assim devido ao fato de seus rítuos terem a terra, como elemento principal de culto e força espiritual.
A maioria dos instrumentos sagrados da sociedade Ogboni é confeccionada em bronze e cobre, que é u símbolo da força que não se deteriora ou se corrompe.
Ideais estes da própria sociedade para seus membros.
Na sociedade Ogboni a terra é venerada com o intuito de assegurar a sobrevivência, a paz, a felicidade, o respeito e a estabilidade social no mundo, assim como também a longevidade e o bem estar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário