CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

NÃO ENTRE PELA PORTA DOS FUNDOS NO CANDOMBLÉ !!!


Yemanjá: fiéis aderem aos presentes biodegradáveis para preservar meio ambiente



Mesmo com a chuva que cai na praia da paciência, na manhã dessa terça feira, devotos de Yemanjá não param de chegar com suas oferendas. 

Nos balaios há flores, cereais e frutos. Todos os produtos que poderiam ser consumidos pelos peixes.


Esse ano, os baianos preferiram não lançar às águas os tradicionais presentes como os espelhos e os frascos de alfazema, como forma de preservar o meio ambiente. 

Quem aderiu à prática garante que não há de se perder a tradição. “Invés do frasco de alfazema, jogamos apenas o perfume. 

Yemanjá gosta que seus filhos lhe presenteiem de qualquer forma. Inclusive, considera orações e canções os presentes mais bonitos. 

Não precisamos sujar as águas para isso”, explicou a baiana Maria Célia Almeida.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se preservar as praias e, ao mesmo tempo, motivar a entrega de presentes biodegradáveis durante a festa de Yemanjá, a Secretaria Cidade Sustentável (Secis) lançou a campanha Balaio Verde. 

Faixas e banners com frases incentivando a prática da entrega de oferendas biodegradáveis estão distribuídos em pontos onde acontecem os festejos. 

Além disso, no Rio Vermelho uma equipe da Secis atua na praia instruindo quem escolhe por entregar presentes que causam impactos ao meio ambiente.

Durante os dias que antecederam as homenagens à orixá, a campanha ofereceu dicas simples de oferendas biodegradáveis para um balaio mais sustentável, sem deixar de lado o incentivo pela tradição. 

Entre elas: flores 100% naturais; pentes de madeira;  fitas e adereços de fibra natural; e a preferência  pelas bonecas de pano.

A saída, de fato, do presente de Iemanjá, de acordo com os fundamentos do candomblé, é no dia 30 de janeiro.